Início / Saúde / Colágeno – Como Tomar, Benefícios e Para Que Serve →【Review】

Colágeno – Como Tomar, Benefícios e Para Que Serve →【Review】

Atualmente o colágeno tem se tornado o queridinho das mulheres que procuram sempre uma forma de suplementar o produto no organismo. Na busca pela beleza física, muitos são os estudos que tentam comprovar quais são os produtos que mais beneficiam o organismo para potencializar suas funções.

Muitos elementos que são produzidos normalmente pelo nosso corpo, acabam tendo uma vida curta devido ao desgaste pelo estresse do dia a dia e pelo avanço da idade.

Assim, quando ficamos mais velhos e a pele vai caindo ou fica com aparência rugosa, não é porque a idade está avançada, e sim porque conforme o tempo passa nossa produção de colágeno diminui, ocasionando esses sintomas/efeitos.

Como a pele é o maior órgão do nosso corpo e aparece em toda nossa estrutura, esconder os efeitos da idade é quase impossível, pois um creme que serve para o rosto não esconderia os sinais de idade das mãos.

Por isso que, cada vez mais os estudiosos e cientistas buscam na natureza a solução para reverter ou, até mesmo, atenuar os efeitos da passagem do tempo que ficam indeléveis no nosso corpo. É muito importante você começar a se cuidar o quanto antes de dentro para fora (suplementos, cápsulas, etc…) e não apenas de fora para dentro (cremes, loções, etc…)

O Que é o Colágeno?

O colágeno é uma proteína de fundamental importância na construção da matriz extracelular do tecido conjuntivo, e é responsável por grande parte de suas propriedades físicas para dar aparência a nossa pele.

Como a pele é o maior órgão do nosso corpo e reveste toda nossa estrutura muscular e esquelética, ele dará a aparência e proporcionará proteção para todos os tecidos. Para que a pele fique com a aparência lisa que conhecemos, é preciso que ela tenha uma boa estrutura interna e o elemento que faz essa sustentação é o  colágeno.

Cientificamente falando, o colágeno é sintetizado dentro das nossas células em pequenas porções e depois é exportado para fora das células, onde se define em sua estrutura molecular através da atuação de enzimas específicas.

Sua composição é basicamente glicina, prolina e lisina que são tipos de proteínas. E, para essas proteínas agirem corretamente no organismo e formarem a estrutura dele, é preciso que haja um processo enzimático que é completamente dependente da ação da vitamina C.

Assim, a falta dessa vitamina no organismo influi diretamente na capacidade que o organismo tem de sintetizar mais ou menos deste aminoácido. O escorbuto, que é uma doença originada pela falta de vitamina C e relacionada com problemas na síntese do colágeno, causa hemorragia, pois é ele que sustenta os vasos sanguíneos e também a pele.

Também conhecido como gelatina, é a classe que mais tem proteínas dentro do nosso organismo, representando mais de 30% da quantidade total, o tipo bovino é o mais comum em fornecimento para a indústria. A falta dele no organismo é chamada de colagenose e provoca má formação dos ossos, rigidez nos músculos, problemas no desenvolvimento, além de inflamações nas juntas e doenças da pele.

Além disso, ele está presente no organismo de todos os mamíferos e seus usos são vistos em inúmeras áreas da indústria. Na indústria de alimentos podemos encontrar em embutidos (presunto, rosbife, salsicha), nos iogurtes e em sobremesas de preparo rápido (gelatinas, pudim, Maria mole).

Na indústria de cosméticos é utilizado para fabricação de cápsulas moles e duras que são obtidas através de um processo de hidrólise parcial.

Para Que Serve?

Basicamente, ele é responsável por dar firmeza e elasticidade para o corpo, pois parte dele é produzido naturalmente pelo corpo até determinada idade e, após os 40 anos necessitamos suplementá-lo devido a redução da produção natural pelo nosso corpo.

Na alimentação, pode ser encontrado em carnes, gelatinas e também em suplementos alimentares. É possível encontrar também em ovos, ostras e geleia de mocotó. Fundamental para o funcionamento do organismo, ele conecta as células, garantindo que pele e ossos se sustentem em suas estruturas, garantindo também a locomoção. 

Além disso, é responsável por aumentar a firmeza e a elasticidade da pele, prevenir e reduzir as celulites, evitar o surgimento de estrias, combater o aparecimento de rugas, fortalecer os tecidos e o tecido capilar. Ele também protege o sistema circulatório e melhora a construção muscular, garantindo que cartilagens funcionem adequadamente, sem dores ou dificuldades para caminhar ou praticar exercícios.

Colágeno Hidrolisado

É o colágeno que passou pelo processo de hidrólise ou quebra pela água, quando a cadeia proteica se quebra em um ponto e agrega uma molécula de água em sua estrutura.

Na indústria, o processo de hidrólise mais comum e utilizado é usando enzimas próprias que possam garantir um tamanho mínimo desses fragmentos de proteína. Justamente o tamanho desses fragmentos é que fazem com que sejam melhor absorvidos pelo organismo, em até 90%, através do nosso intestino onde pode chegar mais rapidamente na corrente sanguínea. 

A síntese dele pelo organismo depende de alguns fatores que incluem a presença de vitaminas e minerais que são específicos de cada tipo, além da necessidade do corpo em sintetizar cada tipo específico.

Devido sua formação ser basicamente de apenas 3 aminoácidos específicos, ele não é uma fonte indicada de proteínas, pois não disponibiliza todos os aminoácidos que nosso corpo precisa e que são encontrados apenas na boa alimentação.

Atualmente o mercado está cheio de marcas que produzem o tipo hidrolisado em várias formas como pó, líquido e também em cápsulas, servindo como um suplemento para os organismos que já estão deficientes da produção desse elemento vital.

O Que é o Tipo Não Hidrolisado?

O colágeno não hidrolisado é o responsável por dar força e firmeza às cartilagens. Contudo, algumas pessoas que sofrem com doenças autoimunes, como a osteortrite, seu próprio corpo começa a destruir esse colágeno, provocando dores e riscos de fraturas.

Por isso, um caminho para repor o tipo não hidrolisado perdido é a suplementação, com a ingestão de cápsulas que devolverão não apenas a mobilidade perdida como também a qualidade de vida para esta pessoa.

Totalmente natural, o não hidrolisado recupera o corpo rapidamente. Contudo, para que esse efeito seja potencializado, é importante fazer uma dieta rica em cálcio e vitaminas, como D e K.

Colágeno Verisol

O colágeno verisol foi desenvolvido para interromper o envelhecimento, já que atua principalmente na camada da derme e é rico em peptídeos bioativos.

Esse componente devolve a firmeza da pele, sua elasticidade e interrompe o surgimento de novas rugas, além de suavizar aquelas que já estavam presentes.

O segredo do sucesso do colágeno verisol é no estímulo ao bom funcionamento do metabolismo que os peptídeos existentes em sua composição aplicam na pele.

Isso quer dizer que o nível produzido aumenta consideravelmente, devolvendo a elasticidade e interrompendo o envelhecimento em diferentes faixas etárias.

Tipos de Colágeno

Cada tipo é composto de elementos específicos e servem também áreas específicas do nosso corpo. De forma geral, temos os seguintes tipos em nosso organismo:

Colágeno Tipo I

É o mais comum, aparece nos tendões, na cartilagem fibrosa, no tecido conjuntivo frouxo comum, no tecido conjuntivo denso (onde é predominante sobre os outros tipos), sempre formando fibras e feixes, ou seja, está presente nos ossos, tendões e pele. As espessas fibras de colágenas organizadas paralelamente são responsáveis pela grande resistência dos tendões.

Conhecido também como hidrolisado, é obtido da cartilagem dos ossos de animais como bois e frangos. Como é facilmente absorvido pelo intestino, esse tipo tem diversos usos.

Ele ajuda, por exemplo, a tornar a pele mais firme, fortalece as articulações, unhas e cabelos. Além disso, o tipo 1 tem se mostrado muito benéfico também no tratamento da osteoporose, no combate à hipertensão e é usado também na prevenção das úlceras gástricas.

Para que traga todos esses benefícios ao corpo, no entanto, é preciso consumir 10 gramas de tipo 1 por dia, juntamente com as refeições e em conjunto com a vitamina C, já que ela aumenta sua eficácia.

Além da forma sintética, é possível obter o colágeno tipo 1 com uma alimentação voltada para essa finalidade, como a inclusão no cardápio diário de carnes vermelhas ou brancas e gelatina.

Colágeno Tipo II

É produzido por condrócitos, aparece na cartilagem hialina e na cartilagem elástica. Não produz feixes. Presente nos discos intervertebrais, olhos e cartilagem. A suplementação de colágeno tipo 2 é indicado para tratamento de artrose, por ajudar a recompor a cartilagem das articulações.

O tipo 2, chamado também de não desnaturado, é encontrado nas cartilagens, e pode ser fabricado de forma sintética, com o uso de baixas temperaturas.

Seu uso é muito recomendado para as pessoas que sofrem de osteoartrite autoimune e artrite reumatoide, quando o próprio corpo enxerga no colágeno produzido pelo organismo uma ameaça, e produz enzimas que o destroem.

Para repor o tipo 2 perdido nesse processo é preciso ingerir o suplemento de forma sintética. O ideal é consumi-lo em comprimidos de 40 mg, uma vez ao dia, sempre em jejum.

Colágeno Tipo III

Presentes em músculo liso, endoneuro e nas trabéculas dos órgãos hematopoieticos (baço, nódulos linfáticos, medula óssea vermelha); artérias, fígado, útero e camadas musculares do intestino. Abundante no tecido conjuntivo frouxo, é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero. Constitui as fibras reticulares.

O tipo 3 é produzido através do osso bovino é facilmente absorvido pelo corpo humano. É usado com mais frequência para garantir a elasticidade da pele, reduzindo os sinais do envelhecimento, como rugas ou flacidez.

Benefícios

Como um dos principais componentes do nosso organismo, é claro que possui inúmeros benefícios, e aos poucos a ciência vai descobrindo cada vez mais utilidades para ele.

Veja alguns benefícios mais importantes para nossa saúde:

Hidratação e Elasticidade da Pele: É claro que esse é o primeiro de vários outros benefícios. No caso deste, será de aumentar a elasticidade da pele e permitir que ela não forme rugas, nem as marcas de expressão. Além disso, a quantidade exata necessária deixará a pele hidratada naturalmente de dentro para fora.

Fortalece Cabelo, Unhas, Ossos e Articulações: Como você viu no texto acima, ele existe em vários tipos e para várias funções diferentes, porém sua função principal é sustentar nossa pele, musculatura e tendões. Assim, quanto mais nossa produção estiver em dia, mas fortes ficarão nossos ossos, unhas, cabelo e articulações.

Provoca Saciedade, Ajudando na Perda de Peso: Talvez essa seja a função dele no emagrecimento, pois como é uma gelatina, ele dá a sensação de saciedade no organismo. Isso faz com que sintamos menos apetite e consequentemente nos fará comer menor quantidade de comida, levando a perda de peso.

Evita a Formação de Úlceras de Pressão: Por sua ação sustentadora, ele impede que as úlceras de pressão se formem no nosso corpo. Essas são aquelas lesões que geralmente surgem em nossa pele quando ficamos muito tempo paradas em uma mesma posição.

Evita a Formação de Rugas e Minimiza As Existentes: O processo de formação de rugas se dá pela falta de sustentação interna da pele. Dessa forma quando os níveis estão em ordem esses sinais de expressão demoram a aparecer e quando aparecem, basta suplementar que logo eles ficam menos evidentes. Se ele existe para sustentar, dificilmente a pele apresentará marcas de expressão ainda na juventude.

Facilita a Cicatrização de Ferimentos e Cirurgias: A presença dele deixa a pele e cartilagens mais firmes e fortalecidos, além de promover a hidratação natural. Com isso cicatrizes de ferimentos e também de cirurgias se curam mais rapidamente e deixam marcas externas mais leves do que se não houvesse o necessário no corpo.

Melhora a Saúde dos Hormônios e Dentição: Uma produção normal equilibra as funções hormonais e também ajuda a manter os dentes mais fortes e saudáveis.

Fortalece o Intestino: As paredes do intestino são revestidas com ele, o que o deixa protegido de inflamações. Geralmente problemas relacionados a mal funcionamento dessa região está diretamente ligado com a baixa produção pelo organismo.

Desintoxica o Fígado: Uma das funções de proteção dos órgãos internos que os tipos diferentes realizam. A desintoxicação do fígado livrando-o das toxinas mais nocivas que consumimos nos alimentos industrializados e também quando ingerimos grande teor de bebidas alcoólicas. Essa proteção é responsável por potencializar nosso metabolismo através do bom funcionamento do órgão.

Melhora a Resistência dos Músculos: O fortalecimento da musculatura também é uma função específica que sustenta e dá resistência a formação desses elementos. Assim com a produção correta no organismo, não haverá problemas com distensão muscular, nem tampouco fraqueza nas articulações.

Regula a Produção de Insulina: Outra função de um dos tipos que existem em nosso organismo. A regulagem da produção de insulina evita que a diabetes tipo 2 se instale. Com os níveis de insulina em perfeito funcionamento a glicose não se acumula na corrente sanguínea e evita que a doença surja.

Para Pele

O colágeno para pele é uma substância milagrosa para quem está vivendo o dilema de enfrentar o envelhecimento e querer a firmeza e o viço de seu rosto novamente.

Além de deixar a pele macia, firme e saudável, o tipo para pele mantém o tônus muscular, reduzindo a flacidez. O produto pode ser aplicado em cosméticos desenvolvidos exclusivamente para esse fim como também consumido em forma de suplementos.

Neste caso, este tipo para pele pode ser obtido tanto em cápsulas como em sachês, facilmente misturados a comidas como sopas ou bebidas, que podem ser ingeridos em qualquer momento do dia.

Para o Rosto

O colágeno para rosto tem um efeito semelhante ao que vimos no restante da pele, mas com um ingrediente a mais que garante um rosto jovem por muito mais tempo: ele consegue barrar o surgimento de novas rugas.

Ao estimular a produção de novas células firmadoras, toda a flacidez que costuma ser vista com o passar dos anos vai embora, graças ao efeito para rosto.

Além disso, os cosméticos que contém para rosto ajudam a firmar a pele, reduzindo as linhas de expressão que aparecem com o passar do tempo, diminuindo seu aspecto e impedindo também o surgimento de novas rugas.

Este formato para rosto previne também a perda de elasticidade, evitando o aparecimento da temida papada, que deixa o rosto de uma pessoa ainda mais envelhecido.

Para aproveitar os benefícios desse produto, é importante utilizar para rosto diariamente. É importante também não esperar a primeira ruga surgir para começar essa prevenção.

Afinal, as rugas aparecem por volta dos 30 anos, quando a pele começa a dar sinais de envelhecimento, mesmo que discretos.

Para Cabelo

Não tão comum quanto a versão para o rosto, o colágeno para cabelo é essencial para que os fios tenham elasticidade e força. Mas não é só isso.

Os aminoácidos, a prolina, a glicina, a arginina e a hidroxiprolina presentes no modelo para cabelo ajuda a dar uma aparência jovem aos fios, deixando os brilhantes e ajudando também os cabelos a crescer de forma normal e bastante saudável.

A união dele com a elastina dá a firmeza que os cabelos precisam, aumentam a quantidade de fibra capilar e ajuda também a dar forma aos fios, mantendo os flexíveis e bastante resistentes.

Para aproveitar os benefícios dele para cabelo é importante utilizar produtos voltados para a reconstrução capilar, recuperando assim os fios de danos cotidianos.

Ações como o uso de produtos, a realização de procedimentos como descolorações, colorações, alisamentos, relaxamentos e selagens danificam os fios e os deixam bastante ressecados, cabendo a ele para cabelo reparar parte dos anos.

Além disso, o uso para cabelos cria uma espécie de película protetora, mantendo os fios hidratados, brilhantes e macios, ajudando ainda na retenção da água e protegendo-os dos efeitos nocivos do sol.

Esse produto pode ser obtido também em misturas caseiras, onde a gelatina funciona como uma fonte boa dele, e pode ser aplicado facilmente, durante o banho ou em processos de hidratação.

Como Tomar?

Para aprender como tomar é importante conhecer os diferentes tipo desse produto. No caso do hidrolisado, por exemplo, o recomendável é tomar 10 gramas por dia, juntamente com uma refeição, a qualquer hora doa dia.

Como é rapidamente absorvido pelo intestino, o hidrolisado por se diluído em água, sucos, sopas ou vitaminas. No entanto, para que seu efeito seja potencializado, o ideal é consumir o produto com fontes de vitamina C, como o suco de limão, laranja, abacaxi ou tangerina.

Já o encontrado em cápsulas, pode ser ingerido em qualquer horário do dia, juntamente com água ou suco, nas quantidades indicadas pelo fabricante, para que o produto faça o efeito desejado.

Em geral, a recomendação é de que sejam ingeridas de uma a duas cápsulas por dia, para que a quantidade certa chegue até o seu corpo e tragam os efeitos que tanto deseja.

Liquido

É uma nova forma de apresentação e, por ser encontrada em diferentes sabores, torna o consumo dessa substância tão importante para que nossa pele mantenha a firmeza e a juventude por mais tempo divertida e saborosa.

Com alta concentração de hidrolisado (cerca de 10 gramas por frasco), o líquido recebe também vitamina C, A zinco e selênio. Todos esses compostos agem em conjunto para devolver a elasticidade de sua pele, mesmo para as que estão na casa dos 40.

O líquido tem como vantagem também sua rápida absorção, cerca de 300 vezes mais rápida do que a ingestão de uma cápsula. O produto também não causa ganho de peso, já que não tem açúcar e contém apenas 36 calorias.

Extremamente seguro, ele pode ser consumido em qualquer lugar, e não contém glúten, podendo ser ingerido inclusive por aqueles que sofrem com a doença celíaca.

Em Cápsulas

Esta é uma das versões mais práticas, já que não precisa ser adicionada aos alimentos e pode ser ingerida em qualquer lugar e em qualquer horário.

Para que faça o efeito desejado, no entanto, as cápsulas devem ser ingeridas duas vezes ao dia, sempre consumindo-se apenas uma cápsula. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário dobrar a quantidade ingerida, para que ele traga o efeito esperado.

Aqui é importante ficar atento ao que está demonstrado no rótulo da cápsula, para que o produto seja aproveitado da melhor maneira possível pelo corpo.

Natural

Este é obtido através do processo de cozimento de ossos de bois ou porcos. No entanto, a gelatina obtida na fabricação do formato natural é mais empregada em pratos como caldo de mocotó, gelatina e pudins.

O consumo regular dela na forma natural ajuda a equilibrar os níveis de hormônios, como a glicina e a prolina, potencializando o bom funcionamento da tireoide e estimulando a produção natural de hormônios.

A glicina presente no natural ajuda também a combater o stress de forma natural, melhorando também a qualidade do sono, ajudando na memória e na aprendizagem e também na recuperação de eventos como derrames ou convulsões.

Este modelo natural ajuda ainda a melhorar a digestão, sobretudo dos alimentos cozidos, evitando o aparecimento de problemas como a prisão de ventre.

Vegetal

Esta é uma alternativa para aqueles que não consomem produtos de origem animal, já que o colágeno é mais comumente encontrado em leite, ovos ou carnes.

Neste caso, o vegetal pode ser obtido em produtos à base de soja, lentilhas, tomate, batata doce, repolho e laranjas. Contudo, é importante consultar um nutricionista para verificar a possibilidade do uso de suplementos que completem essa reposição.

Existem suplementos deste tipo vegetal que podem realizar esse papel, sendo misturados da mesma forma que o tradicional, em bebidas ou alimentos.

Fazer a reposição é muito importante para a saúde. Ele ajuda a interromper o envelhecimento e manter os cabelos sempre brilhantes. Além disso, é uma substância extremamente importante para o funcionamento perfeito do corpo, e sua ausência causa doenças graves. Problemas nas articulações, nos ossos, artrite, bursite, tendinite e até mesmo a fibromialgia podem aparecer quando o colágeno desaparece do corpo.

Então, se você perceber que sua pele está ficando flácida, perdendo a elasticidade ou está desenvolvendo rugas mais rapidamente do que o esperado, a suplementação é mais do que indicada. É importante ficar atento também à pele fina e desidratada, cabelos mais finos e enfraquecimento das articulações.

Repor o nível é simples, e pode ser feita de várias formas. Agora que você conhece um pouco sobre elas, basta decidir a que mais lhe agrada.

Engorda ou Emagrece?

Uma dúvida muito comum para aqueles que começam a fazer essa suplementação gira em torno de seu efeito sobre o peso corporal. Afinal, colágeno engorda ou emagrece?

O uso dele não retém líquidos e não causa inchaço. Um dos fatores que desencadeiam o ganho de peso. Além disso, ele tem baixas calorias, não influenciando negativamente nesse quesito.

Isso se deve também ao fato de que são ingeridos em baixas quantidades, não tendo o poder para trazer ganho de peso. Para que se tenha uma ideia de quantas calorias existe nesse produto, é comum que uma colher de hidrolisado tenha apenas 35 kcal. Algo que não fará um estrago em seu peso, certamente.

Como falamos acima, é composto por 3 aminoácidos essenciais que possuem muitas proteínas. Porém, o consumo de colágeno não deve ser feito como um potencializador do emagrecimento, pois ele não é um elemento que promove a perda de peso diretamente.

O que ocorre com o consumo como suplemento é que o organismo fica mais fortalecido e também é favorecida a produção de massa magra, diminuindo a quantidade de gordura localizada no organismo. Outro ponto do consumo que pode ser associado à perda de peso é que ele dá sensação de saciedade fazendo a pessoa comer menor quantidade de alimentos.

Isso sim promove o emagrecimento e não o consumo dele simplesmente.

Veja esta reportagem que fala mais sobre isso:

Na Gravidez

É muito importante para que a mulher não sofra com tantas estrias, comuns com o ganho de peso durante essa fase.

Por isso, ingerir a substância ajuda a manter a pele hidratada, mais elásticas e também suaviza celulites e protege os tendões, articulações e ossos, além de fortalecer as unhas e os cabelos, que podem sofrer durante a gestação.

Para que não prejudique o bebê, na gravidez deve ser consumido sempre na forma hidrolisada e associado a vitaminas e minerais, para que seja corretamente absorvido pelo corpo. Depois do parto, ingerir é benéfico, pois ele reduz a flacidez da pele e ajuda na cicatrização das mães que foram submetidas a cesáreas.

Antes e Depois

Para quem começa a suplementação, perceber o que acontece antes e depois é surpreendente. Depois de ingerido, o produto promove uma verdadeira renovação celular, interrompendo o envelhecimento e dando aquele aspecto jovem para a sua pele.

Ele ajuda no combate à celulite, tanto acabando com o problema como também evitando que novas marquinhas apareçam. Isso porque ele sustenta as células do corpo, dando mais elasticidade à pele.

A substância permite, ainda, o controle da flacidez e das rugas, já que rejuvenesce as células a nível celular. Isso significa que rugas, papadas, flacidez e as gorduras na parte inferior do braço simplesmente desaparecem.

Além disso, como ele age também no emagrecimento, já que dá uma sensação de saciedade e diminui o apetite, ele dá mais energia e evita o ganho de peso excessivo, que poderia ser um problema para uma pele firme e mais jovem.

Qual o Melhor?

Colágeno Herbalife

Pensado para quem busca uma pele firme, saudável, jovem e com brilho e elasticidade por muito mais tempo, o tipo da herbalife ajuda a nutrir o organismo com as proteínas, vitaminas e minerais que ele precisa.

Agindo de forma muito rápida, este suplemento da herbalife permite, dentro de quatro a oito semanas, aumentar a elasticidade da pele e diminuir as rugas finas, eventos que começam a surgir a partir dos 25 anos, quando o envelhecimento de fato começa.

Esses efeitos foram sentidos, inclusive, em mulheres na faixa dos 45 aos 65 anos, com a adoção de uma pequena quantidade do produto diariamente (o equivalente a 2,5 do produto). A saciedade é outro benefício sentido por quem consome desta marca. Contendo apenas 43 kcal, a bebida possui proteínas como o colágeno e whein protein.

Esse último ajuda a dar uma sensação de saciedade, evitando que a pessoa consuma refeições muito pesadas e evitando o ganho de peso. Além disso, pode ser consumido facilmente como lanche ou substituto para pequenas refeições.

Ele atua também restaurando a beleza dos cabelos, já que contém vitamina A, biotina, cobre, selênio e zinco, devolvendo as vitaminas e minerais perdidos e evitando a queda e a aparência ressecada dos fios.

Grande inimiga das mulheres, a celulite é diminuída em oito a 12 semanas de consumo regula. Rico em zinco, cálcio, magnésio, selênio, potássio e vitaminas C e E, o composto ajuda a amenizar o problema, sobretudo quando aliado a um rotina de exercícios diários.

Outra razão para consumir regularmente, é sua capacidade de fortalecer as unhas. O consumo de apenas 2,5 gramas do produto todos os dias é capaz de trazer de volta a vida de suas unhas em até oito semanas.

Colágeno Hidrolisado Sanavita

Este é um composto extremamente potente quando pensamos em rejuvenescimento celular. Com 9g de peptídeos ativos de colágeno altamente absorvidos pelo corpo, o produto é rico em outros componentes.

É possível encontrar nesse produto também bons níveis de vitaminas A, C, E, e zinco, fundamentais para garantir que sua pele esteja nutrida e sempre jovem.

De fácil consumo, o hidrolisado sanavita pode ser adicionado em bebidas, como água, leite, sucos ou iogurtes. Para isso, o recomendável é adicionar duas medidas, de 10 gramas em 200 ml de água ou outra bebida que desejar.

A bebida deve ser consumida ao menos uma vez por dia, para que traga os efeitos desejados. Além disso, se trata de um produto natural, pois não leva glúten, açúcares, adoçantes ou aromas artificiais, carboidratos, lactose, gorduras ou conservantes.

Colágeno Max Titanium

Esta marca é muito utilizada para fortalecer os cabelos, pele, unhas e também na manutenção dos ossos. Para que traga os efeitos esperados, o ideal é ingerir quatro cápsulas ao dia.

Totalmente natural, ele contém hidrolisado, gelatina e água purificada, tornando o seguro para um grande público.

Colágeno Vitafor

Preparado à base de hidrolisado, o vitafor não possui açúcares e pode ser encontrado em vários sabores, tornando o consumo do produto mais fácil, prático e saboroso.

O vitafor é rico em vitaminas e minerais que ajudam a melhorar a saúde do corpo como um todo. Por exemplo, vitaminas A, B6, B12, C, D, ácido fólico e cobre, vitaminas B3, B5, B12, itens que influenciam na formação dos ossos, síntese de aminoácidos ou, ainda a manutenção dos tecidos corporais.

Além disso, o vitafor é rico em glicina, um dos principais compostos envolvidos na formação do colágeno, dando firmeza para sua pele, vitalidade para cabelos e unhas e muito mais disposição.

Encontrado em formato de pó, o vitafor deve ser dissolvido em água. A medida recomendada é de 10g gramas, ou uma colher medida, em 250 ml de água ou outra bebida que preferir.

Em seguida, é preciso mexer a mistura com uma colher, para que tudo seja incorporado. O vitafor deve ser ingerido em seguida.

Bom, é isso!

Se você já passou dos 30 não esqueça de repor o colágeno para manter sua pele sempre linda e jovem.

O que achou deste artigo Deixe seu comentário abaixo!

Compartilhe!

Avaliação
Data do Review
Item Avaliado
Colágeno
Nota
51star1star1star1star1star

92% Dos Leitores Viram Isso!

Spirulina – Para Que Serve e Benefícios Para Emagrecer →【Resenha】

Como o aumento das atividades para obtenção de cada vez mais satisfação pessoal, as pessoas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.