Início / Bem Estar / Como Acalmar a Mente – Dicas Para Relaxar →【Veja AQUI!】

Como Acalmar a Mente – Dicas Para Relaxar →【Veja AQUI!】

O ato de acalmar a mente pode parecer algo bobo, mas é extremamente fundamental e faz toda a diferença para quem possui uma rotina mais agitada e às vezes se encontra atolado de atividades e pouca energia para realizá-las. A nossa mente pode ficar agitada e com dificuldade para desacelerar por vários motivos como por exemplo a ansiedade e stress e, em determinadas situações, nem mesmo um copo de água pode ajudar.

Ainda assim, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para te ajudar a acalmar a mente. Essas dicas realmente funcionam se você realizá-las corretamente e com uma certa frequência. Confira a seguir!

Dicas Para Relaxamento Do Corpo

como relaxar o corpo

Com o stress do dia a dia, é importante tirar momentos para fazer um relaxamento corporal e esquecer a vida lá fora. Veja como você pode fazer isso de forma simples e prática no conforto de sua casa.

Relaxamento Corporal

O relaxamento corporal consiste em uma técnica muito boa que ajuda a acalmar a mente. Nessa técnica, você pensa em cada grupo muscular do seu corpo, tendo como objetivo tensionar e depois relaxar. Se você tornar essa prática cada vez mais comum, será possível identificar quando seu corpo estiver sofrendo com sintomas de ansiedade, pois seus músculos tendem a ficar cada vez mais tensos.

Essa técnica faz muito sucesso pois vem da premissa de que mente e corpo andam juntos, assim, consequentemente ao relaxar o corpo, você relaxará a mente também. Você pode conferir alguns vídeos sobre relaxamento corporal na internet antes de começar a praticar.

Meditação

A meditação é uma técnica bastante disseminada pelo mundo, no entanto, são poucos os que persistem devido ao seu grau de dificuldade. Se trata de uma técnica completa que ajuda a acalmar o corpo e a mente. Apesar de ser uma das melhores técnicas existentes para acalmar, ela exige um pouco de conhecimento e também de prática.

O ideal é que você faça aulas de meditação com um mestre de yoga. Há também uma série de vídeos na internet com tutoriais de como começar a meditar. A meditação além de acalmar a mente, relaxa e melhora a memória.

Controle da Respiração

O controle da respiração é uma técnica para acalmar a mente que tem se mostrado muito eficaz em algumas situações. Você deve inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos. Você pode repetir essa técnica cerca de 4 vezes e depois fixar a sua atenção na região do coração por 15 segundos.

como meditar

Música

A música também pode atuar como uma terapia para acalmar a mente. O ideal é você identificar aquelas músicas que mais te acalmam e montar uma playlist, deixando-a pronta para tocar quando você mais precisar.

Mantenha essa playlist o mais próximo possível de você, assim será possível escutá-la sempre que precisar se acalmar. Hoje em dia você pode montar facilmente suas playlists preferidas gratuitamente usando o Youtube Music, Deezer e Spotify, por exemplo.

Anotações

Manter um diário também pode ajudar a acalmar a mente. A dica é você escrever tudo o que estiver sentindo, pensando e tudo o que precisa fazer. Colocar para fora pode tirar um peso dos seus ombros e permitir que você relaxe e se organize mais facilmente. É como um desabafo e ninguém irá ler, somente você.

Mantenha sempre um papel e uma caneta por perto e, se preferir, adquira até um caderninho para suas anotações diárias. Às vezes juntar mais de uma técnica, como música com escrita, pode fazer ainda mais efeito.

E, por fim, um psicólogo também pode lhe ajudar a identificar exatamente onde está seu problema para lhe ajudar de uma forma mais profunda.

E você, já fez algum tipo de meditação ou relaxamento corporal? Coloque nos comentários… 😉

Compartilhe!

Avaliação
Data do Review
Item Avaliado
Como Acalmar a Mente

92% Dos Leitores Viram Isso!

reiki-o-que-e

Reiki – Curso, Beneficios e Como Funciona →【TUDO AQUI!】

Reiki é uma terapia energética muito utilizada nos dias de hoje para tratamento de males …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *