Início / Saúde / Como Aumentar a Imunidade – Top 10 Vitaminas e Alimentos →【AQUI】

Como Aumentar a Imunidade – Top 10 Vitaminas e Alimentos →【AQUI】

O Que é Imunidade?

remedio para aumentar a imunidade

A imunidade pode ser compreendida como um conjunto de mecanismos químicos e celulares que atuam no organismo com o intuito de mantê-lo saudável. Dessa forma, a imunidade do organismo atua contra a presença de corpos estranhos que possam ser nocivos ao metabolismo como um todo, tais como vírus, bactérias e protozoários.

É fácil notar a atuação do corpo no combate a esses agentes patogênicos que muitas vezes causam inflamações e pus em determinadas regiões, sendo a resposta do organismo para combater os invasores.

A imunidade pode ser dividida em dois grupos, são eles: a imunidade inata e a imunidade adquirida. A imunidade inata é aquela que está presente com o indivíduo desde o seu nascimento. Na imunidade inata, o corpo ataca os agentes patogênicos sempre da mesma maneira, com a mais rápida linha de ação protetora. Uma característica desse tipo de imunidade é que ela não possui memória imunológica e atua no organismo sob três componentes, são eles: físico-química, celulares e hormonais.

A imunidade adquirida é aquela o qual o organismo se adapta ao longo da vida, ou seja, à medida que o corpo vai sofrendo infecções, ele vai guardando “memória imunológica” que é usada sempre que o mesmo agente patógeno ataca o organismo. Esse tipo de imunidade é o mesmo presente nas vacinas, as quais aplicam o agente patogênico enfraquecido no organismo para que o mesmo crie memória imunológica e assim se proteja do agente patogênico.

Para Que Serve

A imunidade serve estritamente para manter o organismo saudável. É uma forma natural que o corpo dispõe para se manter saudável diante dos agentes patogênicos que atacam o corpo ao longo da vida.

Sem a imunidade, ou seja, sem todo o complexo e completo sistema imunológico, o metabolismo não iria possuir mecanismos naturais para se proteger de vírus, bactérias e protozoários presentes no meio em que se vive.

Benefícios De Ter Um Corpo Imune a Doenças

como aumentar a imunidade

Um corpo livre de doenças é algo que todo mundo deseja. Por isso, para manter uma saúde adequada é fundamental cuidar bem do corpo de modo a possibilitar que ele realiza suas atividades metabólicas de maneira natural e saudável.

Confira alguns dos principais benefícios de ter um corpo imune às doenças:

Deixa o Corpo Mais Resistente às Patologias

Ter um sistema imunológico fortalecido não vai deixar você imortal, porém vai deixar o seu organismo muito mais resistente aos agentes patogênicos que atacam o corpo durante a vida, como gripes, resfriados, viroses e muitos outros.

Para isso, é imprescindível que o sistema imunológico seja fortalecido e o corpo sempre bem cuidado, pois assim se manterá sempre forte e saudável.

Melhora o Processo de Recuperação

Como dito no tópico anterior, um sistema imunológico fortalecido não vai deixar você imortal, sendo assim você assim como qualquer outro ser humano está suscetível às doenças. Entretanto, mais um dos benefícios em ter um sistema imunológico fortalecido é que ele ajuda você também no processo de recuperação, permitindo que você se recupere mais rapidamente de debilitações causadas por agentes patogênicos.

O mesmo não ocorre com pessoas com baixa imunidade, uma vez que constantemente são acometidas por patologias e sempre ficam extremamente fragilizadas. Um bom exemplo disso são os pacientes que sofrem com o vírus HIV, que possuem uma imunidade fragilizada e que se não fortalecida pode comprometer o organismo o deixando vulnerável às doenças.

Permite Viver Mais

Ter um corpo imune às doenças é fundamental para se viver mais e com mais qualidade. Isso porque as doenças que atacam o organismo são responsáveis por grande parte das mortes prematuras que acometem milhares de pessoas ao longo dos anos. Nesse sentido, é imperativo que o corpo sempre seja fortalecido para que se tenha uma melhor qualidade de vida, especialmente na velhice, uma vez que nessa idade a imunidade do organismo tende a diminuir e assim deixar o corpo mais vulnerável às doenças.

prevenir doenças respiratorias

Ajuda na Prevenção de Doenças

Um corpo com sistema imunológico fortalecido consegue atuar de maneira a evitar que outras doenças potenciais se desenvolvam. Isso pode ser facilmente notado nos quadros de gripes, que em pessoas de baixa imunidade podem se desenvolver para uma pneumonia e talvez uma tuberculose. Pessoas que sofrem com doenças autoimunes sofrem constantemente com a presença de doenças que fragilizam o sistema imunológicos e os deixam suscetíveis às patologias.

Como Evitar Ter Baixa Imunidade

Manter a imunidade do corpo sempre alta é fundamental para se viver bem. Nesse sentido, para que você tenha uma qualidade de vida associada a boa imunidade é imperativo a adoção de hábitos saudáveis. Dessa forma, é possível afirmar que para ter um corpo sempre forte, saudável e imune, é preciso que você associe a prática de exercícios físicos aos bons hábitos alimentares.

Isso quer dizer que se você deseja evitar a baixa imunidade, incluir na alimentação frutas, verduras e vitaminas é fundamental para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a prática periódica de exercícios físicos é fundamental fortalecer o sistema imunológico e evitar que o mesmo fique enfraquecido.

Vitaminas Para Aumentar a Imunidade

melhores vitaminas para o corpo

Consumir vitaminas de maneira adequada é fundamental para manter um sistema imunológico fortalecido, especialmente para as pessoas que possuem dietas pobres no consumo de frutas e legumes. Pensando nisso, é necessário o uso de vitaminas para garantir que o corpo sempre esteja com a imunidade alta. Confira algumas vitaminas que você pode utilizar para aumentar a imunidade do seu corpo:

  • Vitamina A: A vitamina A é a primeira vitamina que deve estar inclusa no seu dia a dia para garantir que o seu corpo mantenha uma imunidade sempre alta. A vitamina está presente em alimentos de origem animal, como leite e ovos, mas também pode ser encontrada em vegetais folhos e aqueles de cor alaranjada.

  • Vitamina B2: Outra opção que pode ser utilizada para aumentar a imunidade do corpo é a vitamina B2. Ela está presente em ovos, leite, nabos, amendoim, vagem, entre outros.

  • Vitamina C: Provavelmente, o mais indicado para aumentar a imunidade e fortalecer o sistema imunológico, a vitamina C pode ser encontrada facilmente em formato de cápsulas. Além de sua versão industrial, a vitamina pode ser facilmente encontrada em alimentos como: abacaxi, limão, laranja, kiwi e muitos outros, estando presente também em legumes e verduras.

  • Vitamina D: A vitamina D é a mais difícil de ser encontrada nos alimentos, por isso a sua versão sintética tem sido cada vez mais procurada. Isso porque a maior fonte de vitamina D é a exposição aos raios solares, mas como os casos de aumento de câncer de pele tem aumentado, as pessoas têm se exposto cada vez menos ao sol, sendo assim a sua versão sintética a melhor opção para alcançar o consumo adequado da vitamina.

Suco Para Aumentar a Imunidade

Para que o corpo esteja sempre forte e com alta imunidade é fundamental que o mesmo seja bem nutrido ao longo de toda a vida. Nesse sentido, é de caráter imprescindível que o consumo de micronutrientes de forma natural para elevar a imunidade do organismo como um todo.

Confira algumas receitas que podem ajudar você a aumentar a imunidade do seu corpo de maneira natural:

Suco de Morango

suco de morango

O suco de morango é rico em vitamina C, a qual é fundamental que a imunidade do organismo seja fortalecida além de ajudar o corpo em suas atividades metabólicas básicas.

Os ingredientes para o suco são:

  • 2 xícaras de morango;
  • 300 ml de água;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

O modo de preparo do suco é muito simples, basta você colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater todos. Para deixar a receita ainda mais completa, é recomendável que o suco seja adoçado com mel, uma vez que o açúcar ajuda no desenvolvimento de inflamações no organismo.

Suco de Manga

suco de manga natural

O suco de manga é mais uma das receitas que podem ser utilizadas para aumentar a imunidade do seu corpo. O suco, assim como o de morango, é rico em vitamina C. O suco de manga também possui em sua composição o betacaroteno, o qual também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Os ingredientes necessários para o seu preparo são:

  • 2 mangas grandes;
  • 2 cenouras;
  • 400 ml de água;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

O modo de preparo é muito simples, basta que você bata todos os ingredientes no liquidificador até achar que está no ponto ideal. Para adoçar o suco é recomendável a utilização do mel, uma vez que o açúcar ajuda no desenvolvimento de inflamações no corpo.

Suco de Graviola Com Mamão

suco de graviola

O suco de graviola com mamão é muito poderoso no fortalecimento do sistema imunológico. Isso porque ele consegue melhorar o desempenho do intestino o deixando regulado. Assim, o organismo consegue absorver de maneira mais eficaz as vitaminas e nutrientes adquiridos através da alimentação.

Somado a isso, a presença do mamão e do limão, os quais fazem parte da receita, desempenham ação antioxidante no corpo o ajudando a fortalecer diretamente o sistema imunológico.

Os ingredientes necessários são:

  • 1 graviola;
  • 2 limões
  • 1 mamão grande.

Modo de preparo:

Retire a casca das frutas e coloque todos no liquidificar e bata todos.
PS: Evite adoçar o suco, pois o açúcar é extremamente prejudicial a saúde. Se não conseguir, substitua o açúcar comum por um adoçante do tipo Stévia que é menos calórico.

Top 10 Alimentos Para Aumentar Imunidade

Conheça os top 10 alimentos que podem ajudar você a aumentar ou manter sempre o seu corpo com a imunidade elevada, confira:

  1. Frutas Cítricas: As frutas cítricas são, possivelmente, as mais recomendadas quando se deseja aumentar a imunidade do corpo. Algumas dessas frutas são: laranja, acerola, kiwi, abacaxi, limão, tomate, entre outras.

  2. Vegetais Verde-Escuros: Ajudam na formação de glóbulos brancos no organismo. Alguns desses alimentos são: brócolis, espinafre, couve são alguns desses alimentos. Outra característica desses alimentos é que eles são ricos em ácido fólico.

  3. Alimentos Ricos Em Zinco: Alimentos ricos em zinco são fundamentais para o combate de agentes patogênicos do dia a dia, como gripes e resfriados. Alguns deles são: carne, castanhas, sementes e leguminosas.

  4. Oleaginosas: Os alimentos oleaginosos são alimentos ricos em vitamina E. Esses alimentos são fundamentais para o fortalecimento do sistema imunológico, especialmente para os idosos, uma vez que com o passar dos anos vão diminuindo a atividade imunológico. Seguem alguns deles: nozes, castanhas e amêndoas.

  5. Alimentos Ricos Em Ômega 3: São fundamentais para o sistema imunológico. Os principais são: salmão de águas profundas e limpas e sardinha.

    alimentos e suas vitaminas

  6. Gengibre: O gengibre é um alimento rico em vitamina C e B6, além de possuir ação bactericida.

  7. Pimenta: É rica em betacaroteno, o qual ajuda no fortalecimento do sistema imunológico através da vitamina A.

  8. Alho: É um alimento que traz uma série de benefícios ao metabolismo como um todo. O alimento é rico nas vitaminas A, C e E.

  9. Óleo de Coco: É rico em ácido láurico e ácido cáprico. Esses nutrientes ajudam o organismo a se manter protegido contra a ação de fungos, vírus e bactérias, além de ajudar no melhor funcionamento do intestino.

  10. Própolis: Rico em proteínas as quais possuem a capacidade de alterar e fortalecer o sistema imunológico, possuindo também propriedades antibacteriano e antivirais.

Sendo assim, se você deseja melhorar a sua qualidade de vida mudando seus hábitos, é fundamental que você busque sempre o aprimoramento dos seus hábitos como um todo. Se você se sente perdido e não sabe por onde começar não precisa se desesperar.

O curso do Dr. Victor Sorrentino é uma excelente opção para você começar a mudar seus hábitos e ter uma vida mais longa. Você pode ter conhecer mais a respeito, clicando no botão abaixo: 

segredos-para-uma-vida-longa-comprar

Compartilhe!

Avaliação
Data do Review
Item Avaliado
Como Aumentar a Imunidade
Nota
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*