Início / Dietas / Dieta Dukan – Receitas, Cardapio e Alimentos Permitidos →【INEDITO】

Dieta Dukan – Receitas, Cardapio e Alimentos Permitidos →【INEDITO】

A Dieta Dukan é uma das dietas mais famosas.

Para quem deseja perder peso, contar com um método que realmente seja eficaz pode ser bem complicado, pois cada pessoa reage de uma forma diferente a uma mudança alimentar voltada para emagrecimento. A diferença de funcionamento do metabolismo em cada pessoa é que faz com que algumas dietas sejam excelentes para alguns indivíduos, enquanto não produzem resultados para outros.

É por isso que a maioria das pessoas desiste das dietas precocemente, pois nem sempre os resultados que são anunciados ocorrem efetivamente. O sonho de toda pessoa que deseja emagrecer é conseguir perder muito peso em pouco tempo, e é justamente isso que as dietas restritivas prometem, mas nem sempre isso é saudável.

Uma coisa que precisa ficar muito clara quando falamos de emagrecimento, é que a indústria responsável pelos produtos e publicações sobre perda de peso sempre irá exaltar um método quando ele estiver na moda. Não importa se ele é mesmo efetivo, o que importa é que existem muitos depoimentos de pessoas que emagreceram com esse ou aquele método, mas em muitos casos o peso perdido volta, logo após o término da dieta.

Esse efeito é chamado de “sanfona”, quando se emagrece e volta a engordar, e é a coisa que as pessoas mais temem quando seguem um método de emagrecimento.

Porque Algumas Dietas Funcionam E Outras Não?

Podemos dizer que essa é a pergunta de vários milhões de dólares e talvez a resposta mais próxima da verdade seja muito chocante: Ninguém sabe porque o corpo deixa de queimar gordura naturalmente.

É um fato! As explicações para isso são porque acabamos nos intoxicando comendo alimentos industrializados e nos expondo a produtos químicos em demasia. Mas, no fundo, o que faz com que nosso organismo deixe de queimar gordura é uma combinação complexa de aminoácidos e nutrientes de mais, e alguns outros de menos que realizam essa função.

O desequilíbrio desses aminoácidos e nutrientes é que realiza a queima de gordura e quando estamos com esses elementos em falta em nosso corpo desencadeamos esse processo de “engorda” involuntário.

Mas, como a indústria do emagrecimento movimenta milhões de dólares todos os anos, ninguém se interessa por mostrar essas informações ao público. Imagine quanto lucram os fabricantes de tênis, roupas esportivas, revistas e livros de receitas saudáveis. Acha que eles querem perder esse faturamento? Nunca!

Mas, de vez em quando aparecem profissionais que realmente desejam que as pessoas tenham sucesso na perda de peso. Com seus conhecimentos e conhecimento do funcionamento do metabolismo humano, acabam criando métodos eficientes para a perda de peso sem o comprometimento da saúde.

O Que é a Dieta Dukan?

Dentro desse quadro de profissionais “heróis” do emagrecimento, o médico francês Dr. Pierre Dukan é um exemplo de comprometimento com a perda de peso aliada à saúde.

Criador do livro “Não consigo emagrecer”, que possui milhões de exemplares vendidos no mundo em vários idiomas, ele que criou o método chamado Dieta Dukan que promete o emagrecimento de até 5 kg logo na primeira semana.

Também chamada de dieta da proteína, a Dieta Dukan promove o emagrecimento através do consumo exclusivo de proteínas dentro de uma ação específica em determinado tempo. Sugerimos a ferramenta Adobe Spark para criar seu calendario online de acompanhamento.

Para Que Serve?

Como outro métodos de emagrecimento, a Dieta Dukan foi criada para que as pessoas pudessem perder peso sem passarem fome e, principalmente, sem terem sua saúde prejudicada.

Porém no quesito saúde, alguns estudos e relatos de pacientes apontaram que o consumo exclusivo de proteínas pode prejudicar o funcionamento dos rins, e é por isso que o tempo da dieta deve ser respeitado à risca. Exclusivamente para o emagrecimento a dieta Dukan precisa ser realizada do jeito certo para trazer resultados efetivos.

Essa dieta é uma opção interessante para quem precisa perder peso rapidamente, porém como não modifica os hábitos alimentares pode trazer o peso de volta assim que ocorrer seu término. Para uma boa manutenção dos resultados obtidos é aconselhado fazer reeducação alimentar assim que terminar a dieta Dukan.

Como Funciona?

Trata-se de uma dieta dividida em 4 fases, onde o tempo em cada fase será determinado pelo número de quilos que a pessoa deseja emagrecer.

Partindo desse conceito temos:

  • Quem deseja perder 5kg: Deve ficar 1 dia na 1ª fase;
  • Quem deseja perder de 6 a 10 kg: Deve ficar 3 dias na 1ª fase;
  • Quem deseja perder de 11 a 20 kg: Deve ficar 7 dias na 1ª fase.

As outras fases durarão conforme a perda de peso que se deseja conseguir.

Nesse tempo os únicos doces que podem ser consumidos são o pudim de ovos com leite desnatado do Dr. Dukan e gelatina light sem açúcar.

Veja abaixo quais são as fases da Dieta Dukan:

Dieta Dukan: Fase De Ataque – 1ª Fase

Nessa fase só é possível comer alimentos que sejam fonte de proteínas, e em hipótese nenhum pode haver consumo de doces e carboidratos.

Alimentos permitidos: ovos cozidos, iogurte natural ou desnatado, carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, leite desnatado, peito de peru defumado, queijo cottage. Sempre comer 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, para diminuir a sensação de fome, e 1 colher de bagas de Goji, pois tem poder depurativo.

Alimentos proibidos: Carboidratos, como pão, macarrão, arroz, doces e frutas.

Essa fase pode durar de 3 a 7 dias (dependendo do quanto se deseja emagrecer) e perde-se em média de 3 a 5 quilos.

Sugestão De Cardápio Para A Fase De Ataque

Para montar seu cardápio nessa fase basta lembrar que os alimentos precisam ser ricos em proteínas e os pratos não podem incluir os alimentos proibidos.

  • Café da manhã: 1 copo de leite desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 colher de sopa de farelo de aveia + 1 ovo com 2 fatias de queijo ou 2 fatias de queijo e presunto. O café pode ser enriquecido com leite, mas não pode ser adoçado.
  • Lanche manhã: 2 fatias de queijo + 2 fatias de presunto ou 1 iogurte natural desnatado.
  • Almoço/Jantar: 3 filés de frango grelhado com cobertura de queijo e presunto, ou camarão ao molho de queijo ou 250g de carne vermelha ao molho 4 queijos, feito com leite desnatado.
  • Lanche da tarde: 1 copo de leite desnatado ou 1 iogurte desnatado + 1 colher de bagas de Goji + 2 fatias de tofu ou 1 ovo cozido + 1 hambúrguer de soja ou 3 fatias de presunto + 1 fatia de queijo cottage.

É permitido o consumo de apenas DOIS ovos por dia.

Dieta Dukan: Fase De Cruzeiro – 2ª Fase

Aqui nessa fase já são introduzidos verduras e legumes, mas o consumo de carboidratos continua restringido.

Para consumir os legumes e verduras pode-se comê-los crus ou cozidos apenas com água e sal.

O único doce que é permitido é gelatina light.

Para temperar legumes e verduras é indicado utilizar limão, azeite, ervas como alecrim e salsa, e ainda vinagre balsâmico.

Alimentos permitidos: alface, rabanete, tomate, abobrinha, pepino, cogumelo, aipo, berinjela e acelga.

Alimentos proibidos: Carboidratos, frutas e doces em geral.

Procedimentos Especiais Para A 2ª Fase:

É necessário intercalar 1 dia consumindo apenas proteína e outro dia consumindo legumes, verduras e proteínas até completarem 7 dias.

No dia de consumo de apenas proteínas comer uma colher de bagas de Goji, e nos outros dias devem ser consumidas duas colheres.

Sugestão De Cardápio Para A Fase De Cruzeiro

Siga o mesmo cardápio da fase de ataque para os dias que consumir apenas proteínas. Abaixo algumas sugestões para os dias com legumes e verduras:

  • Café da manhã: 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia + panqueca de ovo e tomate ou 2 fatias de queijo assado com tomate.
  • Lanche da manhã: 2 fatias de presunto + 2 fatias de queijo.
  • Almoço/Jantar: Salada de tomate, abobrinha e acelga + 2 postas de salmão ao molho de cogumelos, ou 250g de carne ao molho de tomate com salada de pepino, alface e berinjela.
  • Lanche da tarde: 2 fatias de queijo ou 1 ovo cozido + 1 iogurte desnatado + 1 colher de bagas de Goji.

Essa fase pode durar até 1 semana e normalmente perde-se de 1 a 2 quilos.

Dieta Dukan: Fase De Consolidação – 3ª Fase

Aqui nessa fase além das fontes de proteínas, verduras e legumes já é introduzido o consumo de 2 porções de frutas por dia, bem como 2 fatias de pão integral e porção de 40 grs de qualquer tipo de queijo.

Alimentos permitidos: macarrão integral, feijão, queijo, 2 frutas por dia, proteínas, legumes, verduras, pão integral, arroz integral. 

Alimentos proibidos: macarrão branco, arroz branco, e todas as outras fontes de carboidratos. Frutas proibidas: cereja, banana e uva.

Procedimentos Especiais Para A 3ª Fase:

É permitido consumir uma porção de carboidrato 2 vezes por semana (macarrão integral, arroz integral, feijão).

Também é permitido ter 2 refeições completas livres, onde é possível consumir todos os alimentos que já estejam permitidos, e ainda tomar um copo de cerveja, ou uma taça de vinho.

A fase de Consolidação deve durar 10 dias para cada quilo que a pessoa deseje eliminar (se quiser perder 5 quilos = 50 dias).

Sugestão De Cardápio Para A Fase De Consolidação

Aqui já é possível comer pão integral todos os dias, com uma liberação um pouco mais livre dos alimentos:

  • Café da manhã: 1 fatia de pão integral com queijo, tomate e alface + 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia.
  • Lanche da manhã: 1 fatia de queijo e de presunto + 1 maçã.
  • Almoço/Jantar: 1 lata de atum com macarrão integral ao molho pesto + salada de legumes crus + 1 laranja ou 130 g de peito de frango ao molho de tomate + arroz integral + salada de legumes crus.
  • Lanche da tarde: 1 fatia de pão integral com queijo + 1 iogurte natural desnatado + 1 colher de sopa de Goji.

Dieta Dukan: Fase De Estabilização – 4ª fase

Procedimentos Especiais Para A 4ª Fase:

Aqui é necessário fazer a dieta da proteína (1ª Fase) uma vez por semana e ainda 20 minutos de exercícios diários.

É indicado abandonar o uso de elevador e sempre usar as escadas, além de consumir 3 colheres de farelo de aveia diariamente.  

É indicado o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Com o consumo mais elevado de proteínas o organismo precisa de líquido para eliminar as toxinas acumuladas.

Além de água também é permitido consumir café e chá sem açúcar e sem adoçante, e refrigerante zero (com bastante moderação).

Alimentos permitidos: Aqui todos os alimentos estão liberados. Porém, o conselho é de que opte-se por produtos integrais, além de ser obrigatório o consumo de 3 porções diárias de frutas.

Alimentos proibidos: Não existem proibições nessa fase da Dieta Dukan.

Sugestão De Cardápio Para A Fase De Estabilização

Aqui nessa fase a alimentação pode ser normal, pois todos os alimentos estão liberados:

  • Café da manhã: 2 fatias de pão integral com queijo minas light + 1 copo de leite de desnatado ou iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia.
  • Lanche da manhã: 4 bolachas de água e sal ou 3 castanhas + 1 pêra + 1 fatia de melancia.
  • Almoço/Jantar: 4 col de sopa de arroz + 2 col de sopa de feijão + 120 g de carne + salada crua + 1 laranja.
  • Lanche da tarde: 4 torradas integrais com ricota + 1 iogurte desnatado + 1,5 col de sopa de farelo de aveia.

A Dieta Dukan é uma dieta restritiva e não recomendo. Como sou adepto apenas de dietas low carb, a Dukan não se encaixa. Portanto, cuidado com esse tipo de dieta para não prejudicar sua saúde no médio/longo prazos.

Até a próxima! 😉

Compartilhe!

Avaliação
Data do Review
Item Avaliado
Dieta Dukan
Nota
51star1star1star1star1star

92% Dos Leitores Viram Isso!

Dieta da Sopa – Para Que Serve, Cardápio e Como Fazer → 【VEJA!】

A dieta da sopa é mais uma das dietas restritivas do mercado e vou te …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.