Início / Saúde / Moringa Oleifera – Benefícios da Planta Moringa →【Guia Definitivo!】

Moringa Oleifera – Benefícios da Planta Moringa →【Guia Definitivo!】

moringa árvore

A natureza constantemente nos impressiona, a diversidade dos elementos, a descoberta das suas propriedades e funções fascinam e ajudam a encontrar soluções e até mesmo cura para diversos problemas e doenças.

Com isso em mente, podemos dizer que os elementos naturais podem ser extremamente efetivos para auxiliar no tratamento de doenças, e por que não dizer que até mesmo milagrosos? Apesar de não existirem fórmulas mágicas que garantem saúde eterna, é possível utilizar os poderosos “presentes” que a natureza nos dá para prevenir doenças e tornar nosso sistema imunológico mais resistente.

É o caso da Moringa Oleifera, uma planta que tem sido considerada por muitos como a “árvore milagrosa” da vida. Sua imensa quantidade de nutrientes e vitaminas tem admirado cada vez mais os estudiosos, abrindo novas possibilidades para a medicina e a todos que desejam ter uma vida mais saudável.

A Moringa Oleifera foi recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU), pela UNICEF e também pela OMS (Organização Mundial da Saúde) devido as suas propriedades nutritivas. Ela tem origem da Índia e Norte da África.

É uma planta que já vem alimentando as pessoas em países menos desenvolvidos há milhares de anos. A utilização da planta moringa tem sido incentivada por várias organizações humanitárias como forma de combater à desnutrição e seus efeitos colaterais na regiões que são mais atingidas pela pobreza ao redor do mundo.

Atualmente, a família da Planta Moringa já possui 13 espécies distintas, mas a atenção está concentrada especificamente na planta Moringa Oleífera devido às suas incríveis capacidades curativas e medicinais.

Mesmo após a descoberta que a Moringa tem sido utilizada há milhares de anos, foi apenas a partir da década de 70 que os estudos mais profundos começaram a ser conduzidos para investigar todas as propriedades nutricionais da planta.

Mesmo após a longa existência e também de inúmeros estudos de caso que reforçam suas qualidades, esta planta incrível ainda é pouco conhecida no Brasil.

E é com o intuito apresentar essa maravilhosa alternativa de saúde, que é a Moringa Oleifera, que iremos te explicar neste guia completo para você poder tirar todas as suas dúvidas e conhecer uma nova forma de cuidar da sua saúde e bem-estar, gerando uma excelente qualidade de vida para você e sua família.

O Que é a Planta Moringa Oleifera?

moringa arvore da vida

A Moringa Oleifera, é uma planta da família Moringaceae, que também é popularmente conhecida como a Acácia-branca, é uma das plantas mais completas, se não a mais completa em nutrientes e vitaminas presentes em cada parte de seu “corpo”.

Uma árvore que pode chegar até 12 metros de altura, possui belas flores e é fácil de ser cultivada, suportando altas temperaturas e tempos secos. Sua maior qualidade porém, vêm de seus 96 nutrientes e 47 antioxidantes, ideais para consumo!

Entenda um pouco melhor suas propriedades:

moringa oleifera beneficios

Para Que Serve Moringa Oleifera?

A Moringa Oleifera é uma árvore nativa da Índia mas hoje sua plantação se estende ao redor de todo mundo, principalmente na África, América Central e América do Sul (incluindo o nordeste brasileiro).

Seu uso originalmente era com fins nutritivos, por ser uma planta rica em vitaminas e até mesmo minerais, a população consumia a planta como parte de suas refeições diárias. Com o tempo foi se descobrindo que seu consumo era extremamente benéfico à saúde e no auxílio do tratamento de algumas doenças.

Daí em diante foram realizados diversos estudos sobre as propriedades de cada parte da Moringa, sendo possível concluir que era um dos ingredientes mais completos que a natureza poderia oferecer, de onde surgiu o nome: “árvore da vida”.

O motivo exato de essa poderosa planta possuir tantos nutrientes é desconhecido. Por outro lado, os estudos em relação à Moringa não param e os benefícios de adicioná-la a rotina não param de ser revelados!

Moringa Árvore da Vida

Como foi mencionado anteriormente, cada parte da planta Moringa Oleifera possui uma grande utilidade. Isso quer dizer que toda a árvore pode servir para algum fim benéfico! Podemos separá-la por partes da seguinte forma:

=> Semente: Das sementes é possível extrair óleo de excelente qualidade (similar ao azeite de oliva). Ainda serve para a extração do óleo para a produção de biodiesel, que aumenta significativamente vida útil dos motores quando comparados a outras fontes de biodiesel. A partir da semente é capaz de produzir um polímero natural que
funciona como o Sulfato de alumínio, possibilitando a limpeza de água suja ou contaminada, floculando e decantando as partículas no fundo do recipiente.

=> Folha: A folha da Moringa pode ser considerada uma das partes mais ricas em nutrientes de toda a árvore, sendo ela especificamente ideal para o consumo de seres humanos e também animais.

=> Flor: Assim como as folhas, as flores da árvore também são usadas para o consumo, aparecendo em diversas receitas assim como sucos e chás.

moringa oleifera

=> Vagem: No Haiti a vagem quando nova, é bastante usada para cozimento e consumo, não somente pelo sabor mas porque a vagem também possui uma enorme quantidade de nutrientes.

=> Cascas: As cascas são excelentes para o artesanato como trançados, tapetes, cestos, entre outros. Em suas formas mais comuns pode-se encontrar a Moringa Oleífera em óleo, mel, artesanato e até cápsulas (ideal para quem quer aproveitar os benefícios que ela traz a saúde), além de diversas outras formas que você pode comprar e usar.

Em 2006, foi publicado pela Congent Food and Agriculture Journal uma análise da farinha da moringa oleifera que demonstrou ser uma riquíssima fonte de carboidratos e proteínas, além de possuir a presença de todos os aminoácidos essenciais para nossa sobrevivência.

Beneficios da Moringa Oleifera

Você pode estar se perguntando se a Moringa realmente é para você ou se ela não é útil ao seu estado de saúde atual. Neste caso separamos os maiores benefícios que a planta traz e pode ser que você se identifique com alguns deles!

Dos benefícios da Moringa Oleifera podemos citar:

  • Qualidades anti-inflamatórias
  • Poderosos antioxidantes
  • Protege o fígado
  • Ajuda no combate ao envelhecimento precoce
  • Auxilia no tratamento da diabetes
  • Mantém níveis saudáveis de colesterol
  • Ajuda no combate a obesidade
  • Propriedades antibacterianas e antimicrobianas
  • Auxilia no combate de células cancerígenas
  • Estimula o sistema imunológico
  • Auxilia no combate de doenças autoimunes
  • Alívio de asma brônquica e rinite alérgica
  • Limpa, purifica e protege o cabelo

Propriedades da Moringa

Vamos explorar um pouco mais sobre os principais benefícios da moringa:

Potencial de Nutrição

É difícil achar um alimento que contém cerca de 92 nutrientes como a Moringa e, além disso, ela tem:

  • 4x mais Cálcio do que o Leite
  • 4x mais Vitamina A do que a Cenoura
  • 7x mais Vitamina C do que a Laranja
  • 3x mais Potássio do que a Banana
  • 2x mais Ferro do que o Espinafre

Não fosse o bastante, esta “simples” árvore ainda contém 46 antioxidantes, Ômega 3, 6 e 9, 36 propriedades anti-inflamatórias, Vitamina B1, B2, B3, B6, Magnésio, Fósforo e Zinco.

Poderosa Ação Antioxidante

Quando vamos envelhecendo, o nosso organismo começa a liberação de mais radicais livres que geram um estresse oxidativo potencial no nosso corpo. Esse estresse pode levar ao aparecimento de doenças degenerativas como: Parkinson, Alzheimer, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), além de facilitar o desenvolvimento de um câncer, inclusive.

Numa pesquisa que foi feita pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi descoberta a capacidade da planta moringa no combate desses radicais livres, o que impede a proliferação de todas as doenças mencionadas acima, além de ajudar na prevenção e controle do câncer.

chá de moringa

A moringa oleifera possui uma rica mistura de antioxidantes como: rutina, quercetina, o ácido clorogênico e beta-sitosterol e a zeatina.

Em outros estudos realizados por instituições independentes demonstraram que o pó das folhas da moringa oleifera alcançaram o que chama-se de Capacidade Total de Absorção do nosso Organismo (ORAC em inglês) que é superior a qualquer outro alimento antioxidante conhecido, como: açaí, amoras, chocolate escuro e chá verde. A moringa superou todos eles.

Redução de Inflamações

Os isotiocianatos, ácidos fenólicos e flavonoides presentes nas vagens, sementes e folhas da moringa representam o seu grande potencial anti-inflamatório.

O diabetes, por exemplo, geralmente causa muitos problemas circulatórios que podem ser minimizados através de suplementos que são inibidores de inflamações, o que torna os suplementos a base da Planta Moringa uma ótima opção natural para que as pessoas que sofrem desta doença possam administrar o açúcar no sangue e manter o controle dos sintomas da diabetes.

Uma outra coisa interessante é sobre quem sofre com as artrites, úlceras estomacais e edemas, pois devido a moringa possuir estes efeitos naturais anti-inflamatórias da planta, ela ajuda a inibir os sintomas destas anormalidades e incômodos em nosso corpo.

Assista a esta entrevista com o Dr. Juarez Furtado em que ele fala mais sobre os benefícios da moringa:

Por mais que pareça difícil de acreditar, são seus 96 nutrientes, 47 antioxidantes, 36 anti-inflamatórios e 18 aminoácidos que são os grandes responsáveis por gerar os benefícios presentes nesta poderosa planta capaz de causar todos esses resultados, além de muitos outros!

Agora que já explanamos mais em detalhes sobre a Moringa Oleifera, que é uma das plantas mais ricas presentes na natureza, tem algumas outras que é importante saber e entender sobre a Planta Moringa:

1) Devido ser uma árvore de floração intensa, acaba sendo um excelente habitat para abelhas, que acabam produzindo um mel extremamente benéfico, que também possui fins medicinais.

2) Um dos fatos mais curiosos sobre a Moringa Oleifera é que a partir de suas sementes, se consegue um polímero
natural, que pode ser usado no auxílio do tratamento da água, porém com baixo impacto ambiental e de forma sustentável.

3) Por possuir uma quantidade bastante significativa de cálcio, é recomendável que pessoas com problemas renais,
façam o uso com moderação e/ou acompanhamento médico.

4) Além de todos os benefícios e utilidades da Moringa Oleifera, ela ainda possui uma boa quantidade de celulose,
ideal para fabricação de papel e outros produtos a partir das fibras do tronco das árvores.

5) Boa parte da árvore da vida é comestível e boa ao consumo humano, o que muitos não sabem é que além de
suas folhas, flores e vagens, a Moringa quando atinge cerca de 30 centímetros possui uma batata em seu pé,
que em algumas culturas são consumidas como o rábano.

Onde Comprar Moringa Oleifera?

moringa caps beneficios

A planta moringa pode ser consumida de várias formas. As folhas da moringa podem ser usadas cozidas ou na salada, já as raízes e flores podem ser consumidas também na forma de salada.

A planta moringa oleifera também pode ser encontrada à venda em casas de produtos naturais e na internet, nos formatos de cápsulas, folhas secas e pó. A forma mais prática e simples de consumi-la é através das cápsulas de moringa, pois elas reúnem todos os benefícios da planta e é bem mais simples de consumir diariamente.

Existem vários sites que vendem cápsulas e já compramos de vários deles, porém o que nos trouxe realmente mais resultados foi neste site que vende é o única do mercado vende potes com 120 cápsulas de 500 miligramas de moringa oleifera 100% natural e que contém todos os benefícios que mencionamos neste guia completo para você.

Se você gostou da planta moringa e quer começar a consumi-la imediatamente, nós temos uma boa notícia para você. 🙂

moringa capsFizemos uma parceria com este site oficial que vende a Moringa Caps e conseguimos descontos que vão de 11% para a compra de 1 pote de Moringa Caps a até 50% de desconto para quem optar por já adquirir 3 potes de uma só vez.

O fabricante recomenda o consumo de 2 cápsulas de Moringa Caps por dia, com isso cada pote de 120 cápsulas irá durar 60 dias.

Clique na imagem abaixo para escolher a quantidade de potes que você deseja adquirir e também para ativar o desconto mencionado acima que é exclusivo aqui de nosso site:

Veja alguns depoimentos de pessoas comuns como você que já estão sentindo os benefícios da Moringa Caps:

moringa-caps-depoimentos

Bom, espero que tenha gostado deste nosso review completo da Moringa Oleifera, que é uma das plantas mais poderosas do mundo para nossa saúde. De acordo com nossas pesquisas, essa é a planta com maior potencial para proteger nosso organismo contra várias enfermidades, fazendo com que tenhamos uma vida mais longa e com muito mais energia e vitalidade.

Se este artigo fez sentido para você e abriu seus olhos para o potencial da planta Moringa Oleifera, compartilhe este artigo com seus amigos, pois poderá ajudá-los também a conhecer mais em detalhes esta planta incrível para nossa saúde.

Um abraço!
Equipe Saúde & Qualidade de Vida

Avaliação
Data do Review
Item Avaliado
Moringa Oleifera
Nota
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*