O óleo de coco é um óleo de origem vegetal que possui cerca de 90% de ácidos graxos que são retirados do próprio coco (Cocos nucifera) através de prensagem da polpa. É um produto usado largamente na indústria de cosméticos, fazendo parte da elaboração de cremes e sabão e também é excelente para o consumo como tempero e para cozinhar.
Na gastronomia, os países que mais usam para preparar pratos são os que ficam na Ásia, sendo que as Filipinas detém uma grande parte da produção mundial.
O óleo de coco possui excelentes propriedades medicinais e já existem várias evidências científicas de vários benefícios à saúde em geral. Fique comigo até o final deste artigo para conhecer todos os seus benefícios.
Conteúdo Deste Artigo
Tipos de Óleo de Coco
🥥 Natural (Sem Refinamento): O natural é aquele extraído a partir do coco fresco, mesmo que o processo de secagem seja rápido apenas para a extração mecânica. Esse procedimento é rápido e feito em ambiente controlado. Dessa forma, ele extraído está livre de contaminadores e não necessita ser alvejado ou desodorizado. Diferente da extração feita com o coco deixado para secar ao ar livre.
🥥 Virgem e Extra-Virgem: A diferença entre o óleo de coco virgem e o extra-virgem baseia-se apenas em critérios que a própria indústria considera, como o caso dos óleos onde o coco passa por um processo de despeliculação (quando se retira toda a casca marrom, mesmo a mais fina) antes de extrair o óleo.
Assim, o tipo virgem é o óleo que sai a partir da parte branca da fruta, mas que ainda tem a casquinha marrom mais fina e o extra-virgem é aquele que sai da parte branca completamente sem película e é considerado o melhor tipo para consumo humano, pois você terá a garantia de estar consumindo um óleo de coco 100% puro da polpa.
Basicamente o óleo que sai da polpa com a película tem coloração mais amarelada e é mais utilizado em aplicação industrial para produzir cosméticos, como shampoos, saponáceos e condicionadores.
Porém, essa definição não é comum para todos os produtores, assim a melhor forma de saber que óleo está consumindo é prestar atenção na cor dele quando for comprar.
🥥 Prensado a Frio: Essa terminologia designa que as prensas que foram utilizadas para retirada do óleo estavam em ambiente com temperatura extremamente controlada.
Esse cuidado com a temperatura ajuda a neutralizar os efeitos que o calor do atrito mecânico podem causar na extração do óleo e, com isso, comprometendo suas propriedades finais. Assim, extraindo a frio existe a garantia de que conservará o sabor, o cheiro, cor e todos os nutrientes naturais.
🥥 Orgânico: Esse tipo orgânico precisa ter a certificação das autoridades competentes e é considerado assim quando é retirado de frutas que foram cultivadas sem adição de pesticidas. Podemos considerar que este é o óleo mais puro e sem nenhum tipo de agrotóxicos e é o melhor para consumo.
🥥 Refinado: Se na embalagem do produto que for adquirido não existir as palavras extra-virgem, ou virgem, natural e puro então o óleo é refinado o que implica sua retirada de frutas que foram colocadas para secar ao ar livre, exigindo que passe por um processo de refinamento, desodorização e alvejamento.
As implicações desse processo no produto final é que com todo esse refinamento o óleo perde grande parte das propriedades naturais que o fazem ser bom para a saúde e pode até conter produtos químicos em sua composição após esse refinamento.
Portanto, não é um tipo de óleo ideal para consumo.
Assim, podemos resumir:
➤ Extra-Virgem: Tem cor translúcida, ou seja, bem branquinho quase chegando a transparente. Ele é muito saboroso e sempre mantém o sabor e o cheiro do coco originais, sendo um dos mais utilizados nas indústrias de saúde, culinária e estética para produção de produtos para pele e cabelos.
➤ Virgem: É muito bom também para o consumo e tem cor amarelada, cheiro e sabor de coco. É utilizado na industria de alimentos e cosméticos e também para o consumo humano.
➤ Refinado: Geralmente é incolor e não possui cheiro nem sabor de coco. Não recomendo para consumo.
Dica: Óleo de coco tem um leve sabor e cheiro característicos da fruta. Evite comprar esse tipo de óleo sem sabor e sem cheiro, pois é impossível tirar o cheiro e sabor dele sem inserir produtos químicos.
Benefícios
✔ Acelera o Metabolismo: O produto contém triglicerídeos de cadeia media (TCM) que são ácidos graxos absorvidos rapidamente e que aumentam a quantidade de calorias queimadas pelo organismo. Existem estudos que apontam que esses ácidos aumentam a taxa metabólica temporariamente.
✔ Ótimo para Cozinhar: A gordura saturada dele é muito alta o que faz com que ele possa ser aquecido a temperaturas altas sem mudar suas propriedades e, principalmente sem se transformar em elementos químicos nocivos a saúde como acontece com os óleos vegetais hidrogenados (milho, soja, canola e girassol).
✔ Bom Para a Saúde Bucal: É um poderoso combatente de bactérias, inclusive a Streptococcus Mutans que é a bactéria presente em nossa boca causando cáries, doenças da gengiva e placa dentária. Bochechar 1 colher de sopa diariamente reduzirá a presença da bactéria evitando que essas doenças atinjam a boca. Além disso, ele é muito eficaz na redução de inflamações e gengivites.
✔ Melhora Irritações da Pele: Ajuda a melhorar dermatites e outras afecções da pele, obtendo os mesmos resultados de hidratantes convencionais. Alguns estudos que foram desenvolvidos mostraram que crianças que possuíam eczema tiveram melhora substancial após serem tratadas com óleo de coco.
✔ Incremento das Funções Cerebrais: Os TCM transformam-se em cetonas que são uma forma alternativa de energia para nosso cérebro. Estudos estão encontrando benefícios realmente significativos com seu uso para distúrbios cerebrais inclusive para doenças como Alzheimer e Epilepsia.
✔ Hidratante Para a Pele: É um hidratante para a pele, podendo ser usado nas pernas, braços, cotovelos e todas as áreas de maior aspereza e apresenta resultados realmente impressionantes. Pode ser usado no rosto também, desde que a pele não seja muito oleosa. Passar óleo de coco nos calcanhares antes de dormir e calçar uma meia, ajudará a melhorar a aspereza e reduzir rachaduras.
✔ Combate Infecções: É um antibacteriano poderoso e ajuda a combater várias infecções, incluindo a Clostridium Difficile que causa distúrbios intestinais e diarreia severa.
✔ Aumenta os Níveis de Colesterol Bom (HDL): Ajuda a regular os níveis de colesterol no nosso organismo. Pesquisas que foram realizadas mostraram que mulheres com obesidade tiveram seus níveis de HDL incrementados com o uso do óleo. Nas mulheres que usaram óleo de soja, esse HDL teve diminuição.
✔ Uso na Estética: Ajuda a hidratar, fortalecer o cabelo e manter todas as proteínas naturais dos fios capilares. Isso ocorre porque ele é rico em ácido láurico consegue entrar na haste do cabelo, enquanto outros tipos de gordura não possuem essa propriedade.
✔ Reduz Queda de Cabelos: Existem vários andrógenos, sendo a testosterona e seu derivado DHT (diidrotestosterona) os que são os mais envolvidos na queda de cabelo e calvície.
Temos também outros andrógenos, como a androstenediona, o sulfato de deidroepiandrosterona (SDHEA) e a deidroepiandrosterona (DHEA), que juntos são capazes de se converter em testosterona e o DHT, fazendo com que contribuam para a queda de cabelo. O problema é que nenhum remedio para queda de cabelo pode resolver essa situação.
Porém, ele tem o poder de bloquear a DHEA, fazendo com a queda de cabelos seja reduzida consideravelmente, chegando até a ajudar a nascer novos fios de cabelo na região calva.
✔ Fortalece os Ossos: Pesquisas que foram realizadas em animais mostraram que os antioxidantes presentes no óleo de coco virgem tem a capacidade de proteger a saúde dos ossos a partir da neutralização dos radicais livres que enfraquecem a ossatura e causam os sintomas de envelhecimento. As calorias dele ajudam a melhorar o volume ósseo e sua estrutura.
✔ Alívio Nos Sintomas da Artrite: Artrite é uma inflamação que causa imobilidade e muita dor nas articulações. Suas propriedades antioxidantes conseguem diminuir essa inflamação e consequentemente seus sintomas desagradáveis, além de reduzir o inchaço nas regiões afetadas.
✔ Ajuda a Emagrecer: Tem o poder de acelerar o metabolismo. Com isso, sua digestão funcionará melhor, ajudando no processo de perda de peso de forma saudável no médio e longo prazos após começar a consumi-lo.
Leia também:
✅ Dieta Low Carb – Como Funciona e Alimentos Permitidos
✅ Jejum Intermitente – Benefícios, Para Que Serve e Como Fazer
✅ Treino Hiit – Como Fazer, Para Que Serve e Benefícios
Como Fazer
Hoje em dia já tem vários fabricantes que envazam e vendem prontos em vários formatos e tamanhos. Mas caso queira fazer em casa, é possível também. Veja um método prático e simples para fazer isso.
Você vai precisar de:
- 3 copos de água de coco;
- 2 polpas (parte branca) de coco de casca marrom, cortada em pedaços ou ralada;
- Um pote limpo que possua tampa hermética.
Preparação:
- Bata tudo no liquidificador, depois coe a mistura e deposite a parte líquida em uma garrafa pet e deixe descansar em local escuro por dois dias (48 horas).
- Depois disso deixe a garrafa em local fresco, mas sem pegar luz do sol, onde a temperatura fique perto de 25ºC, durante seis horas.
- Depois desse tempo coloque a garrafa em pé na geladeira e deixe por 3 horas. O óleo estará solido e para retirá-lo bastará cortar a garrafa na altura da separação do óleo com a água.
- Coloque o óleo de um pote com tampa hermética bem vedada e poderá ser usado quando ficar líquido em temperatura superior a 27ºC. Ele não necessita ser guardado em geladeira e tem validade de 2 anos.
Como Usar
Como vimos acima, ele pode ser usado para várias finalidades, porém quem não quer cozinhar, mas deseja usufruir de seus benefícios, pode consumir em forma de suplemento. A melhor forma de consumir o óleo de coco nesses casos é tomando uma colher de sopa do produto todos os dias.
Algumas pessoas não se acostumam com o cheiro e sabor do óleo para cozinhar. Uma boa forma de consumi-lo também é usando em temperos de saladas, produzindo molhos para usar nessas verduras.
Não existe uma regra específica para o consumo em sua forma natural e pode ser ingerido em qualquer horário do dia.
As propriedades naturais dele são tão benéficas que sugiro incluir na sua alimentação de alguma forma e mudar completamente seu estilo de vida.
Uma forma deliciosa de consumi-lo, é colocando 1 colher de chá de óleo de coco virgem ou extravirgem dentro de sua xícara de café. Fazendo isso, você notará uma explosão de sabor no seu cafezinho da manhã ou da tarde e já estará consumindo sua dosagem diária sem dificuldades. Eu faço isso todos os dias e é delicioso. Experimente!
Onde Comprar
É muito fácil achar nos supermercados, casas de produtos naturais e pela internet. Se sua família for grande, sugiro comprar baldes de 1, 3 ou 5 litros, pois você economiza bastante fazendo dessa forma do que comprar os potes de 250ml e 500ml.
E você, já consome óleo de coco? Deixe seu comentário! 😉
REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS:
1. Caballero B, Allen LH, Prentice A, editors. Encyclopedia of human nutrition. Oxford: Academic press; 2012.
2. Murdock D, editor. Encyclopedia of foods: a guide to healthy nutrition. California: Academic Press; 2002.
3. Aikins Ad-G. Ghana’s neglected chronic disease epidemic: a developmental challenge. Ghana Med J. 2007;41(4):154. [PMC free article] [PubMed]
4. de Graft Aikins A, Addo J, Ofei F, Bosu WK, Agyemang C. Ghana’s Burden of Chronic Non-Communicable Diseases: Future Directions in Research, Practice and Policy. Ghana Med J. 2012;46(2 Suppl):1–3. [PMC free article] [PubMed]
5. GSS, author. Ghana demographic and health survey 2014. Rockville, Maryland, USA: GSS, GHS, and ICF International; Ghana Statistical Service (GSS), Ghana Health Service (GHS), and ICF International (2015)
6. Bosu W. Accelerating the Control and Prevention of Non-Communicable Disease in Ghana: The Key Issues. Postgraduate Med J of Ghana. 2013;2:32–40.
7. FAO, author. Agriculture food and nutrition for Africa – A resource book for teachers of agriculture. Rome: FAO; 1997.
8. Wattanapenpaiboon N, Wahlqvist ML. Phytonutrient deficiency: the place of palm fruit. Asia Pac J Clin Nutr. 2003;12(3):363–368. [PubMed]
9. Bergert DL. Management strategies of Elaeis guineenis( oil palm) in response to localized markets in South Eastern Ghana. West Africa: Michigan Technological University; 2000.
10. DebMandal M, Mandal S. Coconut (Cocos nucifera L.: Arecaceae): In health promotion and disease prevention. Asian Pac J of Trop Med. 2011;4(3):241–247. [PubMed]





Nossa amei sempre gostei de usar óleo de coco em meus cabelos. Amei as dicas vou recomendar para os meus amigos.
Obrigada!
Oleo de coco é bom para cura a Tireoide?
Oi Noemia,
O óleo de coco possui mais de 1000 estudos científicos já catalogados e dezenas de livros que falam exclusivamente sobre o poder do coco e seus nutrientes. Ele não vai atuar especificamente na tireóide, mas com certeza vai te ajudar a ter mais saúde e trazer nutrientes importantes para seu corpo.
Abraços,
Charles