Início / Bem Estar / Pilates – Benefícios Para Corpo e Mente →【Tudo Que Precisa Saber!】

Pilates – Benefícios Para Corpo e Mente →【Tudo Que Precisa Saber!】

quais os benefícios do pilates

O Pilates é um dos métodos mais usados por quem deseja fortalecer os músculos e manter o corpo bem alinhado. Criado em 1920 pelo enfermeiro alemão Joseph Hubertus Pilates, que desenvolveu exercícios de fortalecimento para evitar ficar em uma cadeira de rodas devido a seus problemas de febre reumática, asma e raquitismo.

Completamente autodidata, o Sr. Joseph estudou fisiologia e anatomia humana, junto de fundamentos da medicina oriental. Criando seus próprios aparelhos ele praticou os exercícios que desenvolveu e conseguiu ter uma vida saudável e longa. Faleceu em 1967 aos 83 anos, depois de também ter sido mergulhador e ginasta na juventude.

O Que é Pilates?

É um método que utiliza a prática de exercícios físicos e alongamentos usando o peso do corpo para serem executados. Os exercícios servem para reeducar os movimentos  e focam em trabalhar o corpo todo, ajudando a equilibrar mente e músculos.

O ponto principal que é favorecido com a prática do Pilates é a coluna vertebral, mas o método costuma envolver vários grupos de músculos simultaneamente, trazendo benefícios para todo o corpo.

Para Que Serve o Pilates

A prática dos exercícios é indicada para vários tipos de problemas que envolvam a musculatura e, principalmente, a perda de movimentosO método serve como um treino de força, flexibilidade, melhora da postura, alongamento e tonificação moderada dos músculos.

Os exercícios enfatizam a concentração, o fortalecimento e o equilíbrio dos músculos centrais (abdômen, pelve e coluna) e primam pela qualidade dos movimentos, o que deixa o praticante muito renovado após fazer os exercícios.

Com o uso do peso do próprio corpo, os movimentos têm como prioridade manter o equilíbrio para não haver sobrecarga e permitir que as tarefas do dia a dia fiquem mais fáceis de serem realizadas, bem como a melhora na prática de esportes.

aula de pilates

Devido sua ação recondicionadora, os exercícios também são indicados para pessoas que sofreram lesões e precisam voltar a se movimentar. É sempre importante dizer que você deve estar saudável para praticar quaisquer tipos de exercícios, incluindo o pilates, pois exigirá esforço físico de baixo a moderado.

Como não existe restrição ao método, qualquer pessoa pode praticar Pilates, inclusive crianças, gestantes, idosos e quem tem mobilidade reduzida. Uma coisa interessante sobre os exercícios de Pilates é que quando Joseph criou o método, ele não generalizou, nem cadastrou nenhum exercício como padrão.

Pelo contrário, para cada pessoa que vinha procurar seu método, ele escolhia exercícios que eram indicados para o caso dela. Assim, as pessoas que praticaram Pilates sob a orientação de seu criador, faziam exercícios específicos para seus problemas, o que tornava o tratamento completamente personalizado para cada paciente.

Essa mudança de exercícios para cada pessoa pode ser uma influência que Pilates teve dos fundamentos de artes marciais, yoga e meditação.

Principais Benefícios da Prática de Pilates

pilates beneficios

A reunião de exercícios físicos com respiração adequada e práticas de concentração, fazem do Pilates a prática mais procurada hoje em dia para quem deseja relaxar, ter uma melhor qualidade de vida e também para sair do sedentarismo.

Dentre os inúmeros benefícios da prática, podemos citar:

  • Alongamento do corpo
  • Definição e tonificação moderada da musculatura
  • Tonificação dos músculos profundos do abdômen
  • Recuperação e prevenção de lesões
  • Aumento do equilíbrio e da coordenação motora
  • Correção de sobrecargas e alinhamento da musculatura
  • Auxílio no tratamento de vários tipos de patologias
  • Desintoxicação do organismo
  • Colabora com as ações para controlar o peso
  • Auxílio nos processos de depressão pela elevação da auto-estima
  • Fortalece e deixa a coluna vertebral mais flexível
  • Reduz os níveis de estresse e diminui as tensões
  • Corrige a postura
  • Promove melhora na circulação do sangue
  • Ajuda a dormir com mais tranquilidade
  • Aumenta a resistência da mente e também física

Pessoas que sofreram acidentes ou tiveram problemas com degeneração muscular podem se beneficiar das qualidades curativas e recondicionadoras do Pilates que é muito utilizado em processos de reabilitação física.

Principais Exercícios Dentro do Método Pilates

pilates exercicios

Como falamos acima, Joseph não desenvolveu o método a partir de exercícios fixos e padrões, porém atualmente existem exercícios que são praticados com mais recorrência dentro do método.

Ele é aplicado baseando-se em 6 princípios básicos:

1) Centro da Força: Aqui são fortalecidos os músculos que promovem a sustentação da coluna e dos órgãos internos.

2) Concentração: Segundo Joseph Pilates, a mente que é responsável por guiar o corpo. Sendo assim, é importante se concentrar nos exercícios que estão sendo feitos para que haja eficiência na prática.

3) Controle: Quando conseguimos controle do nosso corpo, passamos a executar os exercícios com mais suavidade e harmonia. A prática harmônica ajuda a manter a concentração que é um dos fundamentos do Pilates.

4) Fluidez de Movimento: Esse princípio é o que determina a leveza dos movimentos usando apenas a energia que é mesmo necessária. A prática é feita de forma contínua proporcionando treinos funcionais e muito equilibrados.

5) Precisão: Aqui é feito o trabalho de refinamento da prática com o gasto mínimo de energia, devido ao controle e equilíbrio que se tem sobre os exercícios.

6) Respiração: A respiração é um dos pontos centrais no Pilates e deve ser feita sempre em harmonia com os movimentos do corpo. Dessa forma o praticante consegue se beneficiar do controle da mente e de seu corpo.

Dentro desses princípios básicos, é possível praticar o método de duas maneiras diferentes: Pilates Solo e em Aparelhos.

Pilates Solo

para que serve o pilates

Também chamado de Mat Pilates, este é o método que usa o próprio corpo junto com um conjunto de acessórios para realizar os movimentos. Nessa modalidade, a princípio, eram ministrados os exercícios criados originalmente pelo próprio Joseph e que são realizados apenas com o próprio corpo, tornando a prática mais desafiadora.

Porém, com o passar dos anos e com as diferentes necessidades de cada aluno, foram sendo desenvolvidos acessórios e hoje existem infinitas possibilidades para a prática dos exercícios. Alguns exercícios dentro dessa vertente do Pilates trabalham mais o centro da força e a respiração.

Por basear-se apenas no uso do próprio corpo, essa prática requer mais esforço do praticante que precisará ter mais força nos músculos e também equilíbrio, coisas que vão se adquirindo com o passar do tempo.

Entre os acessórios utilizados para a prática do Pilates de Solo, podemos destacar a bola, o rolo de espuma, a banda elástica, o círculo mágico e a meia lua.

Pilates Com Aparelhos

exercicios de pilates

A prática de Pilates com aparelhos aumenta a possibilidade de movimentos que também são executados com o mesmo ritmo e controle dos exercícios de solo (respiração e correção da postura). O que determina a intensidade dos exercícios são as molas utilizadas e classificadas por seu grau de intensidade em 5 níveis: preta, vermelha, verde, azul e amarela.

Elas podem ser utilizadas para reduzir o esforço, criando facilidade para o movimento ou dificultando o movimento para criar resistência. A maneira de usar depende do objetivo do praticante e deve ser voltada para obter os resultados desejados.

É muito importante você mnater-se hidratado, bebendo bastante água alcalina para manter-se hidratado antes e após os exercícios de pilates.

Joseph Pilates desenvolveu alguns aparelhos para serem usados, como: Reformador Universal, Cadillac, Barreira e Cadeira.

Como Praticar Pilates Sem Sair de Casa?

Agora que você já conhece todos os benefícios da prática de Pilates, deve estar pensando em como arranjar tempo para frequentar um estúdio de pilates que tenha esse programa. E provavelmente já ficou cansado(a) só de imaginar ter que enfrentar trânsito para chegar no local ou ainda tentar adequar suas atividades rotineiras com os exercícios.

Foi justamente pensando em todos esses empecilhos comuns que fazem com que as pessoas desistam de praticar exercícios, que a plataforma fitness WeBurn lançou o método completo de Pilates para fazer em casa.

O instrutor e criador desse programa de Pilates denominado Evolução Pilates é o Prof. Diogo Caprara, que é formado há 18 anos e professor do método desde então. Para saber mais sobre esse treino de Pilates em casa, basta clicar no botão abaixo e assistir ao vídeo com o próprio Diogo:

Como Funciona o Evolução Pilates

evolucao-pilates-programa-completo

O programa está todo em vídeo aulas e o acesso é feito 100% online através da plataforma WeBurn. Assim você poderá realizar os exercícios onde e quando quiser, bastando ter uma conexão com internet.

O Prof. Diogo dividiu as aulas em módulos para atender melhor as necessidades de cada aluno(a)

Veja quais são os módulos do programa completo para você fazer no conforto de sua casa:

Light (Aulas Preparatórias)

Esse módulo contém aulas com os fundamentos do método Pilates e devem ser feitas antes de começar os exercícios do Módulo Pro. Aqui você aprende as posturas corretas e também como respirar. As aulas aqui tem duração de 20 minutos e também podem ser feitas nos seus dias de descanso do módulo Pro.

Pro (Aulas Completas)

Aqui as aulas são completas e com duração de até 50 minutos, que servirão para o condicionamento e incremento das funções do organismo. Não são necessários equipamentos, pois o foco do programa Evolução Pilates são os exercícios baseados nos princípios básicos do método Pilates.

Bônus (Aulas Extras)

As aulas desse módulo são específicas para problemas comuns, como: alívio de dores na cervical, na lombar, no ciático, no joelho e também contém uma aula HIIT para definição do abdômen, somada a aula de flexibilidade e alongamento.

Para conseguir todos os benefícios do programa, você precisa apenas dedicar alguns minutos do seu dia e seguir as aulas na sequência em que forem indicadas na plataforma. A melhor notícia desse programa Evolução Pilates é que o acesso será vitalício, ou seja, você terá acesso as aulas para sempre.

Como as aulas são dentro da plataforma, você precisará apenas de uma conexão com a internet para fazer os exercícios através do seu smartphone, computador, tablet ou da sua SmarTV.

Além das aulas, a Weburn também disponibiliza um guia nutricional para você adequar seus modos alimentares com a prática de exercícios.

O Método Evolução Pilates Funciona Mesmo?

diogo capraraCom experiência de 18 anos como instrutor de Pilates, o Prof. Diogo Caprara criou um método que reúne performance física, incremento da capacidade dos músculos e uma melhora significativa das funções corporais. Ele já ajudou centenas de alunos a descobrirem o melhor método para condicionar e rejuvenescer o corpo, trazendo muito mais saúde e qualidade de vida. 

Assim, o praticante do método Evolução Pilates será capaz de queimar gordura, definir os músculos e ainda melhorar a postura, prevenir e aliviar dores, ganhar força e ter de volta as funções do corpo, melhorando a qualidade de vida exponencialmente.

Estudos realizados nos EUA apontam que o Pilates consegue proporcionar uma diminuição de até 85% nas dores lombares.

Garantia de Satisfação

O programa possui 30 dias de garantia.

Assim, você terá acesso às aulas e, se não gostar ou achar que não servem para seus propósitos, poderá enviar um e-mail para pedir seu dinheiro de volta. 100% GARANTIDO!

Onde Comprar o Programa Evolução Pilates

O programa é comercializado pela plataforma Hotmart, pioneira na distribuição de produtos digitais e com página de pagamento criptografada. Seus dados serão mantidos 100% seguros e nunca serão compartilhados com outros sites.

Clicando no botão abaixo você vai para a página oficial do programa para começar seu processo de inscrição.

Assim que acessar a página, basta clicar no botão azul, logo abaixo do vídeo, com os dizeres: CLIQUE AQUI PARA COMPRAR AGORA para ir até a página de pagamento.

Quando a página abrir, basta preencher os campos em branco com os dados que estão sendo solicitados e clicar no botão verde PRÓXIMO PASSO” para prosseguir com sua inscrição.

Importante: Informe um e-mail válido, pois será nesse endereço que receberá os dados para acessar suas aulas. Fique de olho!

Nessa nova página você verá as opções de pagamento, que são duas:

  • Cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 12 vezes)
  • Boleto bancário (somente com o valor a vista).

Escolha o método que for mais conveniente, preencha os dados financeiros e clique emCOMPRAR AGORA” para encerrar e enviar sua inscrição.

O acesso às aulas será liberado assim que a instituição financeira aprovar a transação e você será avisado diretamente no seu e-mail.

As compras com cartão de crédito liberam quase que imediatamente e com boleto bancário levam até 3 dias úteis para a compensação bancária.

PRONTO! Você já deu o primeiro passo para ter uma vida muito mais saudável e deixar seu corpo mais tonificado e vendendo saúde!

AVISO IMPORTANTE!

O preço do Evolução Pilates é infinitamente MENOR do que você gastaria pagando uma mensalidade em academia. Sem falar que o acesso vitalício e será como ter um personal trainner 24 horas por dia a sua disposição. Faça sua inscrição AGORA para começar hoje mesmo a ter mais saúde!

OBS: Não é à toa que o Pilates é hoje um dos métodos mais usados para reabilitação e para eliminação de dores musculares. Poder fazer um programa completo sem sair de casa é a evolução e conforto que estava procurando. Apvoveite!

Avaliação
Data do Review
Item Avaliado
Pilates
Nota
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*