O Pilates é um dos métodos mais usados por quem deseja fortalecer os músculos e manter o corpo bem alinhado. Criado em 1920 pelo enfermeiro alemão Joseph Hubertus Pilates, que desenvolveu exercícios de fortalecimento para evitar ficar em uma cadeira de rodas devido a seus problemas de febre reumática, asma e raquitismo.
Completamente autodidata, o Sr. Joseph estudou fisiologia e anatomia humana, junto de fundamentos da medicina oriental. Criando seus próprios aparelhos ele praticou os exercícios que desenvolveu e conseguiu ter uma vida saudável e longa. Faleceu em 1967 aos 83 anos, depois de também ter sido mergulhador e ginasta na juventude.
Conteúdo Deste Artigo
O Que é Pilates?
É um método que utiliza a prática de exercícios físicos e alongamentos usando o peso do corpo para serem executados. Os exercícios servem para reeducar os movimentos e focam em trabalhar o corpo todo, ajudando a equilibrar mente e músculos.
O ponto principal que é favorecido com sua prática é a coluna vertebral, mas o método envolve vários grupos de músculos simultaneamente, trazendo benefícios para todo o corpo.
Para Que Serve
A prática dos exercícios é indicada para vários tipos de problemas que envolvam a musculatura e, principalmente, a perda de movimentos. O método serve como um treino de força, flexibilidade, melhora da postura, alongamento e tonificação moderada dos músculos.
Os exercícios enfatizam a concentração, o fortalecimento e o equilíbrio dos músculos centrais (abdômen, pelve e coluna) e primam pela qualidade dos movimentos, o que deixa o praticante muito renovado após fazer os exercícios.
Com o uso do peso do próprio corpo, os movimentos têm como prioridade manter o equilíbrio para não haver sobrecarga e permitir que as tarefas do dia a dia fiquem mais fáceis de serem realizadas, bem como a melhora na prática de esportes.
Devido sua ação recondicionadora, os exercícios também são indicados para pessoas que sofreram lesões e precisam voltar a se movimentar. É sempre importante dizer que você deve estar saudável para praticar quaisquer tipos de exercícios, incluindo o pilates, pois exigirá esforço físico de baixo a moderado.
Como não existe restrição ao método, qualquer pessoa pode praticar, inclusive crianças, gestantes, idosos e quem tem mobilidade reduzida. Uma coisa interessante é que, quando Joseph criou o método, ele não generalizou, nem cadastrou nenhum exercício como padrão.
Pelo contrário, para cada pessoa que vinha procurar seu método. Ou seja, ele escolhia exercícios que eram indicados para o caso dela. Assim, as pessoas que praticaram Pilates sob a orientação de seu criador, faziam exercícios específicos para seus problemas, o que tornava o tratamento completamente personalizado para cada paciente.
Essa mudança de exercícios para cada pessoa pode ser uma influência que teve dos fundamentos de artes marciais, yoga e meditação.
Principais Benefícios Deste Método
A reunião de exercícios físicos com respiração adequada e práticas de concentração, fazem do Pilates a prática mais procurada hoje em dia para quem deseja relaxar, ter uma melhor qualidade de vida e também para sair do sedentarismo.
Dentre os inúmeros benefícios da prática, podemos citar:
- Alongamento do corpo;
- Definição e tonificação moderada da musculatura;
- Tonificação dos músculos profundos do abdômen;
- Recuperação e prevenção de lesões;
- Aumento do equilíbrio e da coordenação motora;
- Correção de sobrecargas e alinhamento da musculatura;
- Auxílio no tratamento de vários tipos de patologias;
- Desintoxicação do organismo;
- Colabora com as ações para controlar o peso;
- Auxílio nos processos de depressão pela elevação da auto-estima;
- Fortalece e deixa a coluna vertebral mais flexível;
- Reduz os níveis de estresse e diminui as tensões;
- Corrige a postura;
- Promove melhora na circulação do sangue;
- Ajuda a dormir com mais tranquilidade;
- Aumenta a resistência da mente e também física.
Pessoas que sofreram acidentes ou tiveram problemas com degeneração muscular podem se beneficiar das qualidades curativas e recondicionadoras, que é também muito utilizado em processos de reabilitação física.
Principais Exercícios
Como falamos acima, Joseph não desenvolveu o método a partir de exercícios fixos e padrões, porém atualmente existem exercícios que são praticados com mais recorrência dentro do método.
Ele é aplicado baseando-se em 6 princípios básicos:
1) Centro da Força: Aqui são fortalecidos os músculos que promovem a sustentação da coluna e dos órgãos internos.
2) Concentração: Segundo Joseph, a mente que é responsável por guiar o corpo. Sendo assim, é importante se concentrar nos exercícios que estão sendo feitos para que haja eficiência na prática.
3) Controle: Quando conseguimos controle do nosso corpo, passamos a executar os exercícios com mais suavidade e harmonia. A prática harmônica ajuda a manter a concentração que é um dos fundamentos do método.
4) Fluidez de Movimento: Esse princípio é o que determina a leveza dos movimentos usando apenas a energia que é mesmo necessária. A prática é feita de forma contínua proporcionando treinos funcionais e muito equilibrados.
5) Precisão: Aqui é feito o trabalho de refinamento da prática com o gasto mínimo de energia, devido ao controle e equilíbrio que se tem sobre os exercícios.
6) Respiração: A respiração é um dos pontos centrais e deve ser feita sempre em harmonia com os movimentos do corpo. Dessa forma o praticante consegue se beneficiar do controle da mente e de seu corpo.
Dentro desses princípios básicos, é possível praticar o método de duas maneiras diferentes: Pilates Solo e em Aparelhos.
No Solo
Também chamado de Mat Pilates, este é o método que usa o próprio corpo junto com um conjunto de acessórios para realizar os movimentos. Nessa modalidade, a princípio, eram ministrados os exercícios criados originalmente pelo próprio Joseph e que são realizados apenas com o próprio corpo, tornando a prática mais desafiadora.
Porém, com o passar dos anos e com as diferentes necessidades de cada aluno, foram sendo desenvolvidos acessórios e hoje existem infinitas possibilidades para a prática dos exercícios. Alguns exercícios dentro dessa vertente trabalham mais o centro da força e a respiração.
Por basear-se apenas no uso do próprio corpo, essa prática requer mais esforço do praticante que precisará ter mais força nos músculos e também equilíbrio, coisas que vão se adquirindo com o passar do tempo.
Entre os acessórios utilizados para a prática do Pilates de Solo, podemos destacar a bola, o rolo de espuma, a banda elástica, o círculo mágico e a meia lua.
Com Aparelhos
A prática com aparelhos aumenta a possibilidade de movimentos que também são executados com o mesmo ritmo e controle dos exercícios de solo (respiração e correção da postura). O que determina a intensidade dos exercícios são as molas utilizadas e classificadas por seu grau de intensidade em 5 níveis: preta, vermelha, verde, azul e amarela.
Elas podem ser utilizadas para reduzir o esforço, criando facilidade para o movimento ou dificultando o movimento para criar resistência. A maneira de usar depende do objetivo do praticante e deve ser voltada para obter os resultados desejados.
É muito importante você estar hidratado, bebendo bastante água alcalina para manter-se hidratado antes e após os exercícios. Alguns aparelhos para serem usados, como: Reformador Universal, Cadillac, Barreira e Cadeira.
Não é à toa que o Pilates é hoje um dos métodos mais usados para reabilitação e para eliminação de dores musculares. Hoje em dia, se pode fazer um programa completo sem sair de casa, é a evolução e conforto que estava procurando.




