Quando uma pessoa chega na fase da adolescência ou tem uma variação hormonal muito intensa, aprender como acabar com espinhas é um objetivo importante, afinal as marquinhas costumam mexer muito com a autoestima.
Mas, para fazer isso é preciso, inicialmente, aprender tudo sobre o problema para, depois, saber como atacá-lo. Você sabe como fazê-lo?
Conhece alguém que estejam lutando com espinhas, mas não sabe como se livrar delas? Então esse texto é para você. Aqui vamos contar tudo o que você precisa saber para aprender como acabar com elas e também te mostrar um remedio para espinhas para ficar com o rosto lisinho de uma vez por todas.
Conteúdo Deste Artigo
O Que é Uma Espinha?
A espinha é parte de um problema bem maior, e que pode acabar mexendo com a autoestima não só de jovens como também de adultos: a acne. As duas são provocadas pela obstrução dos poros. Essa obstrução inflama as glândulas sebáceas, que produz muito óleo, gerando assim as espinhas.
Embora seja mais comum vermos adolescentes e jovens adultos tentando exterminá-las, esse problema pode aparecer em qualquer fase da vida, e não apenas ligado aos hormônios efervescentes do período da juventude.
Quais As Causas?
As espinhas podem ser causadas por diferentes fatores, todos contribuindo para o aumento excessivo da oleosidade da pele. Esse aumento pode ser causado, por exemplo, por desequilíbrios hormonais, uso de medicamentos, estresse, alterações genética, produtos cosméticos, uso de suplementos e excesso de calor.
Tipos Mais Comuns
=> Neonatais: Bastante comuns em recém-nascidos, as espinhas neonatais são causadas por alterações de hormônios provocadas pelos andrógenos maternos, ou seja, hormônios como a testosterona e o estrógeno.
=> Infantis: Surgimento em uma fase da vida que gira entre os três e seis primeiros meses de vida, as infantis aparecem por causa de alterações hormonais da própria criança. Essa variação gera essas temidas na pele do rosto.
=> Juvenil: É a mais comum de todas e aparece com frequência durante a adolescência, reflexo das alterações hormonais muito comuns neste período.
=> Mulher Adulta: Assim como na fase juvenil, na mulher adulta aparece na casa dos vinte anos e é causada por desequilíbrios hormonais, que entopem os poros e desencadeiam as inflamações.
=> Pré-Menstrual: Todas as mudanças que ocorrem durante o período menstrual podem desencadeá-las, época em que há mudanças nos níveis hormonais.
=> Adulta: O surgimento em adultos pode ser caracterizado de duas formas, as persistentes e as tardias.
No caso das persistentes, ela segue com a pessoa durante toda a sua vida, durando até os 25 anos nos homens e até os 40 anos em mulheres.
Já as tardias surgem na fase adulta, com igual gravidade. No entanto, ela pode afetar várias regiões do corpo, como o rosto, as costas e o peito, e são causadas, em sua maioria, por alterações hormonais, medicamentos ou o uso de cosméticos.
=> Androgênica: Neste aspecto, a causa do problema são flutuações hormonais intensas, que modificam o funcionamento do corpo.
=> Cosmética: Essas são muito comuns em mulheres que utilizam maquiagem com grande frequência. Ela acontece porque os produtos costumam entupir os poros e aumentar a oleosidade da pele.
=> Escoriada: Na escoriada, a causa do problema está associada à ansiedade. Isso acontece porque as pessoas tendem a provocar escoriações e cicatrizes em seu rosto ao tentar se livrar das espinhas, tamanha sua ansiedade.
=> Praiana: Embora não seja, necessariamente, provocada pela praia em si, a praiana é ocasionada pelo aumento de oleosidade, fruto dos cosméticos utilizados para conter o ressecamento da pele, típico nesse período.
=> Solar: Esse tipo costuma surgir quando sua pele é queimada pelo excesso de sol. Outro fator inusitado que origina esse tipo são os óleos e protetores solares recomendados para impedir os efeitos do sol na pele.
=> Medicamentosa: Aparece como efeito colateral de algum medicamento receitado por médicos.
Tratamentos Adequados
Já que existe uma grande variedade de tratamentos que ajudam não só a resolver o problema, como também deixar seu corpo livre de todas as marcas.
Embora tenham vários tipos de tratamento, é importante consultar um dermatologista, para que seja aplicada a medida correta. Quem está fazendo um tratamento não deve, sob nenhuma condição, espremer ou ficar manipulando as espinhas.
Esse tipo de contato pode piorar as manchas e criar cicatrizes que podem ser bem difíceis de controlar e, sobretudo, de fazê-las sumir.
Veja abaixo quais os melhores tratamentos disponíveis atualmente:
Remedio Para Espinhas
Em casos mais sérios e quando se torna mais difícil descobrir as causas, o dermatologista pode recomendar o uso de remedio para espinhas para combater o problema, como anti-inflamatórios e antibióticos específicos para a questão. Temos também cremes específicos para tratamento que iremos falar no final deste artigo. Continue lendo até o final…
Dependendo da gravidade do quadro, pode ser necessária também a realização de tratamentos hormonais ou o uso de anticoncepcionais específicos para corrigir o desequilíbrio de hormônios, causadores do problema.
Tratamentos Estéticos
Uma forma muito eficaz é recorrer a tratamentos de pele que ajudam a remover espinhas, controlar a oleosidade da pele ou mesmo prevenir o surgimento de novos episódios do problema.
Limpeza de Pele
É muito útil para quem quer não só manter sua pele limpa e com a oleosidade controlada, como também quer prevenir o aparecimento de novas espinhas.
A realização do procedimento, aliás, é útil para todos os tipos de pele, incluindo aquelas que sofrem com alta concentração de espinhas. Para não machucar a pele, já sensibilizada pela presença delas, o ideal é consultar um especialistas, que saberá quando fazer o procedimento e de que forma executá-lo para não agravar ainda mais o problema.
Peeling
Nesse tratamento, que faz uma espécie de micro esfoliação em toda a sua pele, são retiradas células mortas, permitindo que a pele se renove, reduzindo ainda a oleosidade e amenizando também as cicatrizes e as manchas em várias partes do corpo (rosto, costas, etc).
A renovação celular é feita via descamação, que pode ser induzida tanto pelo peeling físico, onde há o uso de produtos mais abrasivos, lixas ou aparelhos que realizam esse procedimento.
Já no peeling químico, há a aplicação de ácidos que removem as camadas superficiais da pele, muito prejudicadas pelas espinhas. O procedimento pode ser realizado em conjunto com a limpeza de pele.
Laser
Muito buscado por quem já sofre com as temidas manchas, já que tem ação anti-inflamatória e antibacteriana. Além disso, o uso do laser no tratamento das espinhas faz bem para a pele como um topo, porque organiza seus níveis de colágeno na pele.
Acupuntura
Mesmo que soe estranho a acupuntura, esse tratamento alternativo pode ter grandes resultados.
Isso porque é capaz não apenas de reduzir a oleosidade da pele como também diminuir a inflamação causadora das espinhas e aumentar a autoestima do paciente, regulando seus hormônios e trazendo bem-estar ao seu corpo.
Pomadas, Cremes e Géis
Os medicamentos de uso tópico, como pomadas, cremes e géis são muito indicados para combater as lesões provocadas pelas inflamações na pele. Por ter uma dosagem elevada de elementos como ácidos, a recomendação é de seu uso seja prescrito por um médico.
Com várias apresentações, cada um deles pode ser usado para o tratamento de uma parte do corpo que é afetada pela proliferação das espinhas.
Por exemplo, quando o problema surge em áreas extensas do corpo, como o tórax e as costas, o mais recomendado é o uso do medicamento em gel. Já para os que tem a pele seca, pomadas formuladas especialmente para esse tipo de pele são os mais indicados. Daqui a pouco vou te mostrar um creme que irá resolver seu problema de uma vez por todas. Continue comigo até o final do artigo.
O segredo do sucesso desses produtos é sua composição. Com antibióticos e retinoides, eles são capazes de combater a inflamação que origina as espinhas, renovar as células e reduzir a produção de oleosidade. Produtos como o ácido salicílico e a clindamicina são muito utilizados nesse tipo de produto.
Retinoides Tópicos
Os retinoides tópicos é outra boa opção para quem deseja acabar com o problema, pois eles atuam reduzindo a produção de sebo pela pele, e evitando que os folículos sejam entupidos por células mortas. Entre os remédios mais utilizados para o tratamento nesta categoria estão tipos como a tretinoina e o adapaleno, encontrados sob a forma de creme ou gel.
Esses medicamentos são utilizados antes de ir dormir, e devem permanecer na região onde há o problema de acne por 20 minutos. Os resultados do uso desse tipo de produto poderão ser vistos depois de seis semanas de tratamento.
Antibióticos Tópicos
Ao contrário dos antibióticos ditos comuns, que são ingeridos em formato de pele ou injetados pelo corpo, os antibóticos tópicos podem ser encontrados em formato de loção ou em gel.
Esses produtos são muito utilizados porque eliminam as bactérias que facilitam a infecção dos poros. Seu uso deve acontecer entre uma e duas vezes ao dia, durante seis a oito semanas. Caso seja preciso alterar esse período é importante consultar um médico.
Peróxido de Benzoíla
Outro medicamento que ajuda a prevenir o surgimento das espinhas, enquanto combate o problema, o peróxido de benzoila ajuda a evitar que os folículos fiquem entupidos, além de contribuir na eliminação de bactérias.
Encontrado em formato creme ou gel, deve ser usado de uma a duas vezes ao dia. A aplicação precisa acontecer 20 minutos após a pele ser higienizada. Em média, o tratamento com peróxido de benzoíla dura seis semanas.
Ácido Azelaico
Com efeitos secundários bem mais brandos do que o peróxido de benzoíla ou retinoides tópicos, o ácido azelaico remove células mortas da pele e elimina bactérias.
Para que seja eficaz é preciso respeitar a posologia. O produto deve ser usado de uma a duas vezes por dia. Em geral, o medicamento é utilizado por um mês.
Como Eliminar As Manchas
Quem sofre com o problema, ter manchas no rosto, nas costas ou em outras partes do corpo é muito desgastante. Por isso, preparamos algumas sugestões que você pode colocar para aprender como acabar com espinhas e melhorar sua qualidade de vida.
Tratamentos Caseiro
A mãe natureza é muito sábia e é capaz de ver respondida todas as suas dúvidas sobre tratamentos caseiros. Confira nossa lista com os melhores produtos e que podem salvar sua vida.
- Óleo de Coco: Com fortes propriedades hidratantes, o óleo de coco tem em sua composição um hormônio que ajuda a barrar a ação da testosterona, uma das grandes causadoras do excesso de espinhas.
Como ajuda a reduzir as marcas, o óleo de coco ajuda, também, a diminuir a intensidade das manchas provocadas por essa ameaça silenciosa. - Babosa: Muito conhecida por suas propriedades cosméticas que a transformam em um excelente medicamento de uso tópico que dá brilho e maciez aos cabelos, a babosa é excelente para este tipo de inflamação.
Com propriedades calmantes e cicatrizantes, a babosa regenera a pele e reduz cicatrizes mais superficiais. É importante esclarecer, ainda, que ela não é capaz de sumir com aquelas cicatrizes que estão muito arraigadas.
Com esses cuidados, você vai conseguir combater as espinhas e se prevenir do surgimento desenfreado dessa inimiga do rosto bonito. Afinal, há muitas coisas que podem ser utilizadas para o combate delas sem necessidade de gastar com remédios caros e que podem colocar sua saúde em risco.
A natureza é extremamente sábia e pode entregar tudo aquilo que você sempre quis sem grandes esforços. E então, pronta para arrasar?
Como Tirar Manchas da Pele
Além dos tratamentos mencionados acima, hoje em dia temos novos produtos no mercado que podem lhe ajudar no tratamento de espinhas de forma definitiva.
Convidamos para ler nosso artigo abaixo que irá te mostrar como tratar das espinhas e manchas na pele de uma vez por todas. 👇👇👇
=> Como Tirar Manchas do Rosto – Creme Para Rugas →【REVIEW AQUI!】




