Atualmente milhões de mulheres ao redor do mundo sofrem com as varizes. Apesar de homens também poderem apresentar varizes, as mulheres, devido a problemas hormonais, desenvolvem com mais facilidade e são as mais atingidas.
Além de causarem muita dor e desconforto, a aparência das varizes é muito repugnante, o que causa a busca urgente para tratamento de varizes e eliminação.
Conteúdo Deste Artigo
O Que São As Varizes?
Falando em termos clínicos, varizes são dilatações ou tortuosidades que ocorrem nas veias.
Comumente, elas surgem mais nas pernas, mas podem aparecer em qualquer lugar o corpo e não devem ser confundidas com as varizes ocasionadas por problemas no fígado, sendo reservadas a doenças hepáticas (cirrose).
Diferente do que se pensa, os derrames não são a primeira fase para o surgimento de varizes, nem tampouco deve-se confundir a tromboflebite com variz pois as causas são diferentes em cada caso.
Porém, o desenvolvimento das varizes pode causar a extensão de uma trombose para veias mais profundas, chamado de trombose venosa profunda e que pode causar uma embolia pulmonar quando fragmentos do trombo se deslocam para a circulação sanguínea.
Aparentemente, as varizes surgem de uma dificuldade de drenagem capilar entre a pele e o tecido das células que fica embaixo da pele e, na maioria das vezes, surgem em indivíduos da mesma família, apesar de não se haver detectado o cromossomo que poderia causar esse problema.
Falando em termos gerais e leigos, as varizes são causadas por problemas de má circulação nas pernas.
Quando o sangue desce para irrigar os vasos dos membros inferiores, faz o retorno para ir de volta ao coração, e é nessa volta (subindo as pernas) que se houverem obstruções ou problemas de irrigação, é que as varizes surgem.
Tipos de Varizes
Comumente costumamos chamar de varizes qualquer elevação das veias nas pernas, mas existem tipos diferentes que podem ser mais ou menos perigosos para a saúde.
1 – Reticulares
Possuem tamanho médio e apesar disso não devem ser desprezadas em relação a tratamento de varizes, pois podem evoluir para complicações mais sérias. No entanto não é esperado que isso ocorra com esse tipo de variz.
2 – Tronculares
São maiores e mais grossas e são responsáveis por dilatar grandes troncos de veias. Geralmente afetam a veia safena e promovem complicações como flebite superficial, que é uma inflamação das varizes e também a já mencionada trombose venosa profunda (quando os vasos são atingidos mais profundamente).
3 – Aranhas Vasculares ou Telangiectasias
Esse tipo tem aparência avermelhada e são bem menores que os outros tipos. Não costumam representar problema mais sérios para a saúde das veias, porém mesmo assim ainda afetam a volta do sangue para o coração provocando sensação de peso e cansaço nas pernas.
São parecidas com teias de aranha (os vasinhos) e mais comprometem a estética do que a saúde em si. Devem ser tratadas, pois apesar de menores, indicam que existe um problema na circulação vascular das pernas.
Onde Aparecem As Varizes
Normalmente as varizes ocorrem com mais frequência nas pernas devido à maior dificuldade que o sangue encontra em circular no sentido contrário a gravidade (de baixo para cima). Essa circulação exige mais esforço do organismo e se houver algum tipo de deformidade na estrutura das veias, a pressão feita pelo sangue faz com que as varizes surjam.
Além das pernas, as varizes podem ocorrer no rosto, no colo, nos seios, no abdômen, nas costas e nos pés.
Em locais menos comuns, a melhor maneira de detectar o surgimento da variz é a mudança no tom da pele que ficará avermelhado puxando para o roxo, o que indica um acúmulo de sangue nas veias do local.
Meias de Compressão
Devido a distúrbios hormonais, os pacientes mais afetados são as mulheres, e também pelo uso excessivo de saltos altos, a indústria desenvolveu maneiras de atenuar o problema das varizes com o uso de meias. Essa peça de vestuário é chamada de meia de compressão e faz exatamente o que o nome determina: comprime a pele contra o tecido venoso fazendo com que ele “volte” à sua forma normal e original.
Para cada tipo de variz existe uma graduação de compressão, assim a meia de suave compressão é para os casos de veias menores, os chamados vasinhos, as de média compressão são usadas nas varizes médias e as de alta compressão lidam com as varizes tronculares que são maiores e mais doloridas.
Notando o surgimento de varizes seja de qual tamanho for, é importante consultar um médico especialista, e não usar meias de compressão sem uma recomendação, pois cada caso é um problema isolado e usar a compressão errada pode agravar um problema simples.
Tratamento Para o Problema
Atualmente existem várias opções de tratamento de varizes, muitos deles oferecem resultados definitivos e requerem pouco tempo de recuperação. Veja os mais comuns:
Cirurgia
Aqui o vaso é retirado através de duas microincisões (uma no tornozelo e outra na virilha), com a inserção de um fleboestrator (um cabo) que passa dentro do vaso e o retira. O procedimento dura aproximadamente 2 horas e é feito no hospital, com tempo de recuperação de 15 dias e tem restrição de exposição ao sol e prática de exercícios físicos durante o período de recuperação.
Cirurgia Com Endolaser
Esse procedimento deve ser feito em centro cirúrgico de hospitais e tem a duração de aproximadamente 2 horas, apresentando como principal risco a queimadura de tecidos e nervos que ficam aos redores do vaso. É introduzida uma sonda na veia que será tratada, e ela dispara energia de luz que causa a cauterização da veia. Essa cirurgia é indicada para veias de maior calibre como safena e é realizado em uma aplicação.
Escleroterapia Com Espuma
A mistura de polidocanol (entre 1 a 3% de concentração) com ar é injetada nos vasos que tenham até 4 milímetros de diâmetro (não existem estudos que comprovem a eficácia em veias de maior calibre). A ação da espuma causa uma inflamação na parede interna do vaso que faz a via ser fechada, proibindo a passagem de sangue. Sem a circulação, a veia perde a cor e fica invisível em termos estéticos.
Apenas uma aplicação é suficiente para bons resultados. Devem ser feitas quantas sessões para o número de vasos a serem tratados e o procedimento demora em média 30 minutos para ser realizado.
Escleroterapia Com Glicose
Em concentrações de até 75% a glicose ocasiona inflamação no vaso em que foi aplicada que encosta as paredes internas proibindo a passagem do sangue. Além da glicose pura em maior concentração, também é possível usá-la em 50% junto com outras substâncias como polidocanol, glicerina cromada e outras, e o tratamento de varizes escolhido dependerá do médico.
Mais indicado para vasos com até 2 milímetros esse procedimento deve ser evitado por pessoas diabéticas (causa picos de glicemia) e o número de sessões depende da quantidade de vasos a serem tratados.
Escleroterapia a Laser
A aplicação do laser diretamente na pele tem o mesmo efeito da glicose e da espuma dos procedimentos anteriores. O feixe de laser esquenta o vaso comprometido e causa a inflamação que faz com que se feche. Esse método é indicado para veias de calibre pequeno devido a energia que precisa ser usada no laser que em maior quantidade pode causar manchas na pele.
Esse procedimento pode ser mais dolorido que a aplicação de injeção devido ao disparo de múltiplos feixes de luz. Da mesma forma que nos outros casos o número de sessões é determinado pelo número de vasos a serem tratados.
Radiofrequência
Procedimento indicado para vasos maiores e é feito através da inserção de uma fibra ótica dentro da veia emitindo energia que queima e cauteriza por dentro. Essa técnica também exige que seja feita a separação da veia a ser tratada do campo circundante através de aplicações de soro fisiológico.
O tratamento de varizes deve ser feito apenas uma vez com bom resultado e dura aproximadamente uma hora com tempo de repouso de dois dias.
Pomadas, Cremes e Loções
Esse tipo de tratamento de varizes não retira e nem faz sumir os vasos aparentes. Ele apenas ajuda a tratar os sintomas como dor e inchaço. Como as varizes costumam ressecar a pele, cremes hidratantes podem ser usados para atenuar esse incômodo, mas para melhorar mesmo o aspecto não existe tratamento de varizes tópico.
Remedio Para Varizes
Como você viu, as varizes podem causar problemas muito mais sérios se não forem tratadas do jeito certo. Porém, os procedimentos para tratamento de varizes são invasivos, dolorosos e muito caros dependendo do local onde for realizar.
Varyforte Funciona Mesmo?
A formulação natural de Varyforte trata o problema por ângulos diferentes. A liberação de óxido nítrico aumenta o fluxo do sangue dentro das veias.
As cápsulas de Varyforte contém um ingrediente exclusivo que é o extrato da semente de Vitis Vinifera, muito rica nos compostos fenólicos, como a vitamina E, o tocoferol e as proantocianidinas. Com isso, ele tem uma ação antioxidante bastante forte. Possui ainda atividade anti-inflamatória que vai proteger a parede das veias e fará normalizar a permeabilidade capilar, promovendo a redução do inchaço e do desconforto das varizes, devido à grande melhora da circulação venosa.
O Varyforte contém também o ácido linoléico de ômega-6 e várias outras vitaminas que irão auxiliar na prevenção de gordura localizada, flacidez e celulite, o que vai melhorar a circulação sanguínea e a elasticidade.
As recentes pesquisas feitas com a Vitis Vinifera para tratamento de sintomas das varizes começaram há alguns anos, quando os médicos e cientistas perceberam que vinicultores franceses quase não tinham problemas nas veias, mesmo apesar de trabalharem em jornadas exaustivas em pé. Foi devido a isto que descobriram que esses fazendeiros faziam emplastros e infusões com a Vitis Vinifera para tratar a sensação de inchaço, cansaço, sobrepeso e as dores nas pernas.
Diferente dos analgésicos, que só combatem o alívio momentâneo da dor, o Varyforte age bem na base do problema. As sementes da planta Vitis Vinifera possuem um excelente flavonóide que tem uma super ação antiinflamatória que ajuda a reduzir os edemas das pernas, que faz fortalecer as veias e a melhora constante da circulação.
O Varyforte é a fórmula mais potente e concentrada que é encontrada no extrato de sementes da Vitis Vinifera. O conteúdo exclusivo e patenteado das cápsulas é produzido usando as sementes selecionadas cuidadosamente antes de serem enriquecidas por processo especial para obter o melhor resultado possível!
Devido a isso, o Varyforte não tem efeitos colaterais indesejados e são completamente naturais.
O produto promove a recuperação da saúde das veias fazendo com que o sangue volte a circular normalmente renovando a força vascular.
Veja os principais efeitos de Varyforte em seu organismo:
- Inibição do surgimento de varizes e veias quebradas
- Redução do inchaço e eliminação das dores nas pernas
- Restauração da saúde do sistema venoso
- Otimização da Saúde Circulatória e Cardiovascular
- Melhora efetivamente o fluxo e a circulação do sangue
- Mantém a função da veia normal
- Repara os danos existentes e evita maior deterioração da saúde da veia
- Fortalece os vasos sanguíneos
- Aumenta o poder de concentração e memória, pois melhora a circulação sanguínea.




