Início / Saúde / Vitamina D3 – Benefícios e Para Que Serve →【Análise Detalhada】

Vitamina D3 – Benefícios e Para Que Serve →【Análise Detalhada】

O Que é Vitamina D3?

Vitamina D3 serve para manter os níveis de minerais bem equilibrados no organismo. O nome generalizado é atribuído a um grupo de compostos que são solúveis em gordura e essenciais para o equilíbrio mineral do nosso organismo.

Ela também chamada de vitamina D antirraquítica e colecalciferol.

Ela apresenta-se em dois tipos distintos: Vitamina D2 (ergocalciferol) e Vitamina D3 (colecalciferol).

quais sao as vitaminas essenciais para o nosso corpo

O ergocalciferol tem origem vegetal e é obtido para a forma comercial através da irradiação de leveduras ou de esteróis de plantas. Já o colecalciferol tem origem animal, e se forma pela irradiação ultravioleta sobre o 7-desidrocolesterol.

A função principal é manter os níveis de cálcio equilibrados no organismo.

Através de VDRs (receptores), o transporte de cálcio aumenta da parte externa da célula para a parte interna, movimentando o minério nos estoques intracelulares. É fundamental que o cálcio seja absorvido na luz intestinal, para a correta absorção ativa de magnésio e fosfato.

O nível de PTH (paratormônio) no metabolismo de cálcio é o indicador para saber se existe deficiência do minério e está ligado diretamente à vitamina D. Em caos de níveis baixos do paratormônio indicados pela diminuição do cálcio na absorção do intestino, ocorre uma hiperestimulação da glândula paratireoide para liberação de PTH para elevar esses níveis.

Em caso de deficiência, pode ocorrer uma compensação natural na secreção do PTH, estimulando os rins a produzirem mais paratormônio e equilibrando os níveis da vitamina. Para os ossos a vitamina age como metabolizadora de cálcio e fosfato em ossos que ainda não foram mineralizados.

Além disso, ela também é reguladora do magnésio e de sua ação nos rins, intestinos e ossos, e estudos apontam que ela também age em outras células que contenham VDR. Assim, a vitamina D também age nos linfócitos, ilhotas pancreáticas, células da pele, neurônios e músculos.

Sua ação nessas células não está ligada ao metabolismo do cálcio, mas sim em outras funções como liberação de insulina pelo pâncreas, manutenção dos músculos esqueléticos e participação na depuração de creatinina.

De forma geral ela tem função mediadora em processos inflamatórios, controle de níveis da pressão, processos autoimunitários, doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Os níveis sanguíneos de vitamina D:

  • Concentração ideal : 30 – 60 ng/ml
  • Concentração insuficiente : 10 – 30 ng/ml
  • Deficiência : < 10 ng/ml

A exposição ao sol é a principal forma de produzi-la. Devido a isso, o ideal é tomar sol por, pelo menos, 20 minutos ao dia, sem protetor solar é fundamental. Os raios ultravioletas do tipo B (UVB) é que são capazes de ativar e sintetizar a vitamina.

Benefícios Dessa Vitamina

melhores vitaminas para o corpo

Como a vitamina é responsável pela manutenção do tecido ósseo, também tem uma importância considerável no sistema imunológico, ajudando no tratamento de doenças autoimunes. Aqui se encaixam a artrite reumatoide, a esclerose múltipla, e dentro do processo de diferenciação das células, a falta de dela favorece o surgimento de 17 tipos diferentes de câncer.

Veja alguns benefícios de ter os níveis equilibrados: 

Baixa os Níveis de Depressão

Níveis baixos da vitamina já foram ligados a doenças neurológicas e  cardiovasculares. Recentemente, estudiosos e pesquisadores americanos encontraram relação na deficiência de vitamina D3 com a depressão.

Estudos feitos com mais de 12 mil participantes mostraram que pessoas com os níveis de D3 mais elevados possuíam um declínio substancial no risco de depressão, principalmente pessoas que já tinham a doença. Porém, ainda não se conhece qual a quantidade necessária da vitamina que realmente baixe os sintomas de depressão.

Fortalecimentos dos Ossos

É fundamental para absorção do cálcio pelos ossos. Quem possui níveis baixos da vitamina chegam a aproveitar 30% menos do cálcio consumido em uma dieta diária normal. Ou seja, mesmo que a pessoa consuma alimentos ricos em cálcio, se a quantidade de vitamina D3 for insuficiente, o organismo não se beneficiará desse consumo.

Cálcio é o responsável pelo fortalecimento dos ossos e também dos dentes. Em crianças, a falta causa raquitismo e na vida adulta resulta em osteoporose.

Por isso, sempre que um médico indica suplementação de cálcio, também é recomendado a suplementação da vitamina D para que esse mineral seja absorvido na quantidade necessária pelo organismo.

Fortalece o Coração

Participa ativamente no controle das contrações do músculo do coração, que são necessárias para bombear o sangue para o resto do corpo. Ela também faz com que os vasos sanguíneos relaxem e também é influente na produção de renina, o principal hormônio que regula a pressão arterial.

Sua deficiência fará com que o cálcio se acumule nas artérias, provocando formação de placas. Por isso, pessoas com níveis baixos estão mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto, derrame e insuficiência cardíaca.

tipos de vitaminas

Importante Para as Gestantes

Ajuda na prevenção de abortos nos primeiros 3 meses de gravidez. Mulheres que sofrem vários abortos nos primeiros 3 meses podem ter problemas de imunidade e a presença dessa vitamina pode corrigir esses problemas.

No final da gestação, a vitamina ajuda a prevenir a hipertensão, evitando assim o risco de ocorrer a chamada pré-eclâmpsia. Além desses fatores, ela é importante na formação do cérebro da criança e evita que surjam distúrbios neurológicos na criança, como o autismo, por exemplo.

Estudos realizados em instituições americanas mostraram que os níveis corretos de vitamina D3 no organismo materno diminuem os riscos de desenvolver diabetes gestacional, infecções e partos prematuros.

Prevenção do Surgimento de Diabetes

Influencia na produção de renina, que é o regulador da pressão arterial. A falta de renina favorece o surgimento de diabetes, além de que a produção de insulina pelo pâncreas precisa da participação da vitamina D.

Como se trata de um imunoregulador natural, a presença da vitamina pode diminuir as chances de desenvolvimento da diabetes tipo 1, que é uma doença autoimune.

Aumenta a Força dos Músculos

Ajuda a fortalecer a musculatura, diminuindo o risco de quedas e fraturas. Estudos feitos na universidade de Zurique mostraram que pessoas acima dos 65 anos que consomem Vitamina D3 regularmente diminuíram em 19% o risco de quedas.

Prevenção de Câncer

Participa no processo de diferenciação celular que mantém cada célula como sua célula original, evitando que elas se tornem cancerígenas. Fora isso, ela ainda promove e estimula a autodestruição das células de câncer.  

Assim, além de ser um ótimo coadjuvante na prevenção do câncer, consumir uma dose maior pode ajudar a combater alguns tipos de câncer. Pessoas com câncer de mama, próstata e colorretal podem se beneficiar do consumo para acelerar a cura.

Para Que Serve

vitamina d3

A função básica é absorver o cálcio necessário para o organismo, prevenindo doenças como raquitismo e osteoporose.

Veja um resumo das funções principais dela:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne doenças como esclerose múltipla, obesidade, diabetes e hipertensão;
  • Aumento da absorção de cálcio e fósforo no intestino;
  • Previne alguns tipos de câncer, como os de mama, cólon, e do reto;
  • Fortalece ossos e dentes, deixando-os mais saudáveis;
  • Aumenta a produção de músculos;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Previne o envelhecimento precoce.

Efeitos Colaterais

A deficiência faz com que surja raquitismo em crianças e a osteoporose em adultos. Também faz com que doenças autoimunes tenham mais facilidade de desenvolvimento pelo enfraquecimento do sistema imunológico. 

Aumenta a propensão do desenvolvimento de diabetes pois a vitamina está ligada à produção de insulina pelo pâncreas. O excesso dela faz com que o cálcio do organismo se acumule e cause endurecimento de artérias.

O excesso de cálcio também pode ocasionar pedras e endurecimento dos rins, podendo levar à falência em casos extremos. A suplementação deve ser feita apenas com acompanhamento médico, devido a todos os fatores envolvidos.

Como Tomar

vitaminas e sais minerais

Os alimentos que são fontes da vitamina são todos de origem animal, pois os vegetais não conseguem sintetizar a vitamina corretamente. Mesmo assim, a quantidade nesses alimentos é pequena e insuficiente para as necessidades humanas diárias.

Por isso, a exposição diária ao sol é fundamental para manter os níveis dentro do necessário para o funcionamento correto do organismo. Os principais alimentos são:

Atum em lata, sardinha, ovos (gema), queijos gordurosos (amarelos), carne bovina (fígado) e outros derivados de leite e peixes de águas profundas.

É possível consumir em cápsulas como suplemento, mas apenas com indicação e acompanhamento médico, onde ele determinará a quantidade necessária de consumo após um exame de sangue específico para medir a quantidade de vitamina d no organismo. Este exame é o 25hidroxivitamina D.

Onde Comprar

A Vitamina D3 em cápsulas é vendida em vários estabelecimentos comerciais, principalmente em farmácias e pela internet. Faça uma pesquisa e compare preços, concentração e quantidade de cápsulas em cada pote.

Compre apenas de estabelecimentos idôneos para não ter problemas com produtos adulterados, ou falsos. 

As características de cada suplemento variam de acordo com o fabricante e, por isso, existem muitos preços diferentes, daí a necessidade de fazer uma pesquisa para encontrar o melhor custo X benefício do suplemento.

Vamos deixar aqui nossa recomendação de um local super seguro para você fazer sua compra e receberá um produto de excelente qualidade na sua casa. É um produto importado de um fabricante americano que eu mesmo utilizo.

Basta clicar na imagem abaixo para conhecer:

vitamina d3 now

botao ir para site oficial

Compartilhe!

Avaliação
Data do Review
Item Avaliado
Vitamina D3
Nota
51star1star1star1star1star

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*