Início / Saúde / Vitamina K2 MK7 – Alimentos e Para Que Serve →【Onde Encontrar】

Vitamina K2 MK7 – Alimentos e Para Que Serve →【Onde Encontrar】

alimentos-com-vitamina-k

Vitamina K2 MK7 é um subtipo da Vitamina K e possui funções muito importantes para o nosso organismo e para nossa longevidade. Fique comigo, pois irei te mostrar nesse review completo todos os benefícios dessa vitamina  fantástica que lhe ajudará a ter mais saúde e qualidade de vida.

O Que é Vitamina K2 MK7?

A vitamina K tem a função principal de produzir as proteínas necessárias para que tenhamos ossos e tecidos mais saudáveis. Além disso, ela também produz as proteínas essenciais para o processo conhecido como coagulação sanguínea. Se você estiver com estes níveis errados, poderá sangrar mais facilmente ou, até mesmo, formar coágulos que são perigosos para a saúde.

Mas nesse artigo iremos focar num subtipo da Vitamina K chamado Vitamina K2 MK7. Esse subtipo é proveniente do natto (alimento japonês raro de se encontrar por aqui) e também recebe o nome de Menaquinona.

As vitaminas K são conhecidas como vitaminas anti-hemorrágicas e justamente seu nome vem da palavra dinamarquesa ‘koagulation’. A coagulação é o processo que ocorre em nosso organismo e que faz com que os sangramentos parem, evitando que tenhamos hemorragias fatais por qualquer corte.

As vitaminas K pertencem ao grupo das lipossolúveis, pois para serem absorvidas pelo organismo precisam se associar às gorduras (lipídeos).

Dessa forma, existem 3 tipos distintos de vitamina K:

  • Vitamina K1 – Fitomenadiona que é encontrada em vegetais que possuem coloração escura.
  • Vitamina K2 – Menaquinona que é produzida por bactérias, e encontrada em alimentos fermentados.
  • Vitamina K3 – Menadiona sintética, a qual não se recomenda que seja feita suplementação.

onde-encontrar-vitamina-k2

A fonte principal de vitamina K2 em nosso organismo é produzida pela atividade da flora bacteriana. Também as bactérias que colonizam o cólon saudável também a produzem.

Os 3 tipos de vitamina K são benéficos para a saúde do nosso organismo, mas a menaquinona presente na K2 está recentemente sob os holofotes da comunidade científica pela sua importância em nossa vida.

Estudos que foram realizados em 2004 (Rotterdam) mostraram que a Vitamina K2 MK7 é capaz de estender nossa sobrevida.

Pessoas que consumiram altas doses dessa vitamina apresentaram 50% menos chances de morrerem por doenças do coração, como também um nível menor de calcificação das artérias em comparação com indivíduos que consumiram doses baixas da vitamina K2.

A Vitamina K2 MK7 tem a função principal de retirar o cálcio de locais onde ele não deve ser depositado e mantê-lo apenas em locais necessários no corpo, como os ossos por exemplo. Com isso, sua pele sempre estará mais saudável e você terá uma aparência mais jovem do que sua idade genética. Ela é considerada também como a Vitamina do Rejuvenescimento.

A quantidade de vitamina K2 MK7 produzida pelas bactérias saudáveis do intestino geralmente não é suficiente e, com o passar dos anos, a produção fica ainda menor. Com isso torna-se necessário suplementá-la, já que sua deficiência prejudica os ossos e o coração.

É apontada como nutriente que tem a capacidade de combater vários males, incluindo a osteoporose e doenças cardíacas. Estudos recentes mostraram que ela também é potencializadora da Vitamina D, quando usadas em conjunto.

Estão sendo feitas inúmeras pesquisas para analisar os benefícios da associação da vitamina K2 MK7 com a Vitamina D3, já que juntas elas fortificam os ossos e ajudam a melhorar a saúde cardiovascular.

A menaquinona não deixa o cálcio se acumular em locais não desejados como artérias (aterosclerose), articulações (artrose) e também em órgãos (pedras nos rins, na vesícula e catarata). Quando sofremos uma pequena lesão, por exemplo, ocorrem reações inflamatórias fazendo com que o cálcio se deposite onde está lesionado (igual acontece nos vasos do coração).

Essas placas de cálcio que se formam durante nossa vida podem romper quando essas inflamações acontecem, o que ocasiona infartos e AVC’s (acidente vascular cerebral).

Alimentos Com Vitamina K

Os alimentos que contém menaquinona (vitamina K2 MK7) são: 

  • Alimentos fermentados;
  • Aspargos;
  • Brócolis;
  • Carnes vermelhas e brancas;
  • Couve-flor;
  • Couve-manteiga;
  • Espinafre;
  • Fígado bovino;
  • Gema dos ovos;
  • Óleo de peixe;
  • Pepino.

Uma fonte exógena de vitamina K2 é o suplemento de menadiona, que é a forma sintética da menaquinona. 

Principais Benefícios

vitamina-k

=> Artérias Mais Saudáveis: Estudos apontam que a vitamina K2 tem relação com o bloqueio do acúmulo de cálcio nas artérias, quando uma reação inflamatória no organismo.

Quando essas reações acontecem nos vasos sanguíneos, é uma indicação de que existe cálcio acumulado nas artérias (aterosclerose), o que acaba prejudicando a saúde do coração.

Essa participação da vitamina K2 protegendo as artérias se dá porque ela exerce um papel na ativação da proteína GLA da matriz (MGP) que está vinculado ao cálcio e dificulta que tecidos moles e cardiovasculares se calcifiquem, criando uma proteção natural para os vasos sanguíneos. 

=> Coagulação do Sangue: Ela exerce um dos cofatores essenciais para a reação da coagulação do sangue. Essa participação se dá através da formação de resíduos específicos de ácido glutâmico, que faz com que as proteínas tenham capacidade de coagularem e se unirem ao cálcio.

Com isso, existe uma interação com os fosfolipídios das membranas de plaquetas e células endoteliais, fazendo com que nosso sangue coagule normalmente e evite aquelas hemorragias intermináveis quando se tem um ferimento.

=> Ossos Mais Fortes e Saudáveis: Ela contém um micronutriente muito importante para a saúde óssea, que é necessário para que a Osteocalcina (proteína específica dos ossos) possa ser maturada. Dessa forma, ela realizará suas funções durante a mineralização dos ossos.

Também é necessária para ativar as proteínas ósseas que equilibram a remodelagem dos ossos, processo primordial para manter a ossatura completamente saudável. Assim, o consumo de vitamina K2 MK7 é fundamental para reduzir fraturas e para a realização da homeostase do cálcio.

Para Que Serve

vitamina-k2-mk7

A principal função da vitamina K2 é a preservação das artérias, onde atua juntamente com a vitamina D, transportando cálcio do sangue para os ossos. É importante incluir a suplementação de Vitamina D3 em sua rotina para aumentar a performance da Vitamina K2.

Com isso ela impede que aja uma calcificação dos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de ocorrência de doenças cardiovasculares e também de AVC. Ela também atua diretamente na síntese de proteínas como a osteocalcina (GLA) que representa até 2% da estrutura dos ossos.

O papel dessa proteína é impedir que haja deposição excessiva de minerais nas paredes de artérias e veias. Essa atividade da proteína deixa a estrutura óssea mais forte e mais densa, impedindo que ocorram fraturas por movimentos leves.

A vitamina K também trabalha no aumento dos níveis de testosterona, fazendo com que os níveis de andrógenos caiam. Isso permite que haja um aumento da fertilidade tanto masculina, quanto feminina.

Vitamina K2 MK7 possui papel importante na prevenção de câncer, pois atua diminuindo genes que potencialmente desenvolveriam câncer e fortalece os genes que sintetizam as células saudáveis combatendo o câncer naturalmente.

Devido a sua atuação no pâncreas estimulando a produção de insulina, ela faz com que as células tenham mais tolerância à glicose. Essa elevação de energia que está pronta para ser consumida, ajuda muito na prática de exercícios, pois permite que os nutrientes cheguem mais facilmente às células, potencializando o desempenho físico.

Esse aumento na tolerância à glicose também faz com que a vitamina ajude a prevenir o surgimento e desenvolvimento de diabetes. A vitamina melhora a circulação do sangue, permitindo maior irrigação dos órgãos genitais melhorando a saúde sexual.

Essa mesma melhora na circulação evita que surjam varizes ou outros problemas de bloqueio de veias nas pernas. Como atua diretamente no transporte de cálcio e na formação de novas células ósseas, ela previne o desenvolvimento da osteoporose.

Efeitos Colaterais

vitamina-k2

Como vimos acima, ela é importante para a saúde dos ossos e também da circulação sanguínea. Como atua para a coagulação do sangue. Apenas as pessoas que tomam anticoagulantes não devem suplementar a vitamina K2, pois anulará o efeito do remédio.

Em doses normais e com assistência médica, não se conhecem efeitos colaterais adversos no consumo da vitamina.

Gestantes e lactantes, bem como pessoas que já tiveram infarto, AVC, parada cardíaca ou coagulação acima do normal, também precisam consultar um médico de confiança e/ou evitar suplementá-la.

Como Tomar

Além dos alimentos que possuem ela naturalmente, existe a possibilidade de suplementação que é bem mais prático e adequado, pois você sempre estará com os níveis adequados no seu organismo.

A suplementação de K2 é indicada para todas as pessoas, principalmente acima dos 40 anos, onde o depósito de cálcio é aumentado e as rugas começam a aparecer em maior escala.

A dose recomendada é de 100mcg por dia.

Não são conhecidas reações adversas com outros suplementos.

Onde Comprar

Existem muitos fabricantes de suplementos dessa vitamina. Antes de comprar e consumir é importante definir a necessidade e também qual será a dosagem necessária.

O produto pode ser encontrado nas melhores lojas de suplementos e produtos naturais pela internet. Só compre suplementos de locais idôneos para evitar produtos adulterados.

O valor varia conforme o fabricante e também quanto a quantidade de cápsulas e a concentração.

Porém, podem ser encontrados suplementos de vitamina K2 desde pouco mais de R$ 30,00 (nacional) até perto de R$ 150,00 (importados). 

Encontre o suplemento que oferecer o melhor custo X benefício e siga as instruções de consumo à risca.

Nós recomendamos a Vitamina K2 MK7 abaixo, pois ela é importada e de excelente qualidade. Clique na imagem para conhecer.

botao ir para site oficial

Compartilhe!

Avaliação
Data do Review
Item Avaliado
Vitamina K2 MK7
Nota
51star1star1star1star1star

92% Dos Leitores Viram Isso!

beneficios da agua

Água Alcalina Alcafil – 10 Benefícios Para Nossa Saúde → 【Review!】

O Que é Água Alcalina? É a água que possui pH maior que 7,5, levando-se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *