O Yoga é um método originário da Índia que se refere às disciplinas físicas tradicionais daquele país.Ela está relacionada com as práticas meditativas e é associada ao que se chama de hata-ioga e suas asanas ou também como uma forma de exercício.
Sua prática tem sido a saída que muitas pessoas encontraram para se livrar do estresse e ansiedade da vida agitada da era moderna.
Atualmente muitas pessoas têm apresentado quadro de vários tipos de síndromes que acontecem porque a mente acaba ficando cansada com tantas tarefas que precisamos realizar em tão pouco tempo. O estresse do trabalho, os compromissos sociais, as responsabilidades familiares, tudo contribui para deixar nossa mente ansiosa e nosso corpo completamente travado.
Algumas pessoas partem para o consumo de remédios controlados, que causam dependência em médio e longo prazo e outras preferem escolher métodos mais naturais que aliem mente e corpo.
Com a procura cada vez maior por alimentos e atividades saudáveis, os métodos milenares, principalmente orientais, chegaram com tudo no ocidente aumentando o número de adeptos todos os dias.
Assim, práticas como essa e também as artes marciais, meditação ayurvedica, estão fazendo muitas pessoas retomarem o rumo de suas emoções e passarem melhor pelas adversidades da vida.
Conteúdo Deste Artigo
O Que é Yoga?
A palavra yoga significa unir, concentrar, controlar. Origina-se do sânscrito, língua Indiana e faz parte da religião hinduísta.
Além da prática de exercícios físicos, ela tem um conceito/filosofia que trabalha a mente e o corpo conjuntamente através do uso de disciplinas tradicionais milenares de quem faz a prática. Ela está relacionada ao hinduísmo e budismo e reúne exercícios físicos de baixa intensidade juntamente com a meditação para desenvolver corpo e mente.
Sua origem data de mais de 5000 anos na Índia e é conhecida como filosofia de vida, mas não somente isso, uma forma holística de trabalhar corpo e mente de uma só vez. Trabalha o plano emocional e ajuda o indivíduo agir conforme o que pensa e sente, ainda traz relaxamento profundo, ajuda na concentração, alcance da tranquilidade da mente, fortalece o corpo físico e desenvolve flexibilidade.
O praticante de yoga chama-se yogue e é muito comum vermos essas pessoas apoiarem o corpo inteiro em apenas uma mão ou ainda ficarem tempo indefinido apenas com a cabeça apoiada no chão. Isso é resultado do domínio do corpo através da mente e é um dos princípios básicos dessa modalidade.
Tipos Mais Procurados
Hatha
É considerado o yoga clássico e se tornou um dos tipos mais populares no ocidente devido sua prática ser focada no condicionamento do corpo físico, trazendo fortalecimento e mais flexibilidade.
As aulas não realizam muitas posturas e as que são realizadas não são muito intensas. É o tipo indicado para quem pretende começar a conhecer a prática e os benefícios que pode trazer para a vida.
Ashtanga
Desenvolvido a partir do Hatha as práticas nesse tipo de yoga compreendem 6 séries de posturas fixas que se desenvolvem ao longo do tempo e também obedecendo a capacidade que o corpo tem de executar cada uma delas.
Para avançar para a série seguinte não existe um tempo pré-determinado, esse tempo varia de praticante para praticante e a cada série os exercícios ficam mais desafiadores.
É indicado para quem procura atividade física mais estimulante e intensa, e os benefícios conseguido são aumento da força, flexibilidade, equilíbrio, consciência do corpo e alinhamento.
Vinyasa
Outra derivação do Hatha, também conhecida como estilo contemporâneo de yoga.
É o tipo mais gracioso de todos pois a execução das posturas são em flow (fluido), através de uma sequência de movimentos que parecem uma coreografia, permitindo que haja um fluxo de posições contínuo.
As posturas são realizadas em sincronia com a respiração, garantindo uma maior consciência do corpo, diminuição do estresse, melhor alinhamento e um equilíbrio maior entre a mente e o corpo. A pratica juntamente com o Pilates tem se demonstrado uma excelente combinação para ter o corpo e mente saudáveis.
Kundalini
Tipo de yoga que trabalha mais o lado espiritual e a conexão da mente com o corpo, mente com espírito a partir da prática de atividades físicas. É um tipo mais individual de yoga, bem como reflexivo e contemplativo.
Para praticar o kundalini Yoga usasse a respiração como elemento principal, já que a união das posturas, exercícios e respiração proporciona o alinhamento dos chacras que são centros de força que se localizam da base da coluna até o topo da cabeça.
A energia liberada através desses centros de força proporciona o aumento da plenitude, do bem-estar e da consciência.
Raja
Assim como o Kundalini esse tipo de yoga também é mais direcionado para o lado espiritual. Também chamado de yoga real, pois volta-se para o interior, promovendo o desenvolvimento pessoa e não o desenvolvimento físico.
As aulas desse tipo de yoga não possuem posturas intensas nem sequências muito desafiantes, já que se voltam para o emocional do yogue, beneficiando quem já segue a prática de meditação.
Iyengar
Esse tipo de yoga mantém o foco na permanência enquanto se executa as posturas e o alinhamento de cada movimento. Dessa forma as aulas desse tipo possuem ritmo mais lento e muito mais pessoal, pois o yogue concentra-se mais em si mesmo e no que está fazendo.
A prática do alinhamento favorece o despertar de sensações e emoções o que permite aumentar a consciência individual e também a purificação do corpo. É indicado para pessoas que têm dificuldade ou limitação para a prática de movimentos e também para quem deseja corrigir a postura corporal.
Benefícios Da Prática Dessa Modalidade
Sem dúvida, o benefício principal de quem pratica yoga é a união do corpo com a mente, permitindo que haja equilíbrio das emoções e prática de atividade física. Proporciona serenidade, flexibilidade, encontro com o próprio eu, contemplação, relaxamento e capacidade de enxergar as situações mais difíceis com um olhar menos ansioso e pragmático.
Seja qual for o tipo de yoga praticado, o yogue sempre conseguirá superar aspectos de ansiedade e tensão quando começa a praticar as posturas e as reúne com a respiração e sincronicidade dos movimentos. É o tipo de prática para quem deseja se conhecer melhor, testar seus limites e melhorar aspectos físicos como postura, respiração correta, leveza e fortalecimento.
Posições Mais Conhecidas
As posições são chamadas de Asanas e cada uma delas representa uma forma de equilíbrio com o meio e consigo mesmo. Os nomes dos asanas geralmente lembram bem a postura que deve ser feita com o corpo como canoa, estrela, árvore, bebê, guerreiro, criança, cobra, prancha entre outras.
Existem asanas próprios para quem está começando e é sempre bom salientar que em qualquer tipo de yoga, os exercícios respeitam a capacidade que o corpo físico tem de realiza-los.
Dependendo da complexidade e conforme o corpo vai ganhando flexibilidade e força, os asanas vão ficando mais desafiadores. Então, praticantes iniciantes não são obrigados a realizar exercícios para os quais ainda não tenham equilíbrio e força necessários, até para não ocorrerem acidentes e machucados.
A ideia da prática é fazer com que haja uma introspecção do yogue, fazendo-o tomar conhecimento do seu corpo e da sua mente, aprendendo a controlar seus instintos e a manter serenidade em situações limite.
O equilíbrio e fortalecimento do corpo físico é uma extensão do equilíbrio obtido na mente com as práticas respiratórias e meditativas. O corpo é apenas uma extensão da mente e um instrumento do espírito.
Esse é o principal fundamento dos asanas no yoga, maneiras efetivas de alinhar os pontos energéticos e obter o máximo de introspecção e relaxamento da mente e corpo físico.




